quarta-feira, 16 de junho de 2010

A missão Palotina na Arquidiocese da Cidade do Cabo na África do Sul

Nós Palotinos chegamos à paróquia “Corpus Domini”, na Arquidiocese da Cidade do Cabo, África do Sul, no mês de agosto de 2004, depois de sermos convidados pelo D. Lawrence Henry. No início nos introduzimos na realidade cultural e local junto com um sacerdote diocesano. Iniciamos oficialmente nosso trabalho pastoral no mês de janeiro de 2005. Agradecemos ao nosso provincial que confiou- nos este novo campo apostólico.

A PARÓQUIA

O Arcebispo da Cidade do Cabo, Francis Heinemann SAC (falecido), colocou a primeira pedra desta Igreja em 1936. O primeiro Palotino que veio dos Camarões como missionário em 1913 e 1922, foi nomeado Arcebispo da Cidade do Cabo. Para nós é um privilégio trabalhar nesta paróquia. A paróquia “Corpus Christi” é bem organizada e conta com:

1.185 famílias.

1 Capela dos Dominicanos.

3 Comunidades das Irmãs Dominicanas.

5 Escolas Dominicanas.

2 hospitais estatais.

2 hospitais privados.

5 Asilos

28 associações paroquiais.

Um conselho pastoral.

Um conselho econômico.

Somos Capelães de três escolas, de quatro hospitais e de todas as associações paroquiais. A comunidade é de raça mista, ou seja, brancos, mestiços e negros. Segundo São Paulo quando falava das comunidades cristãs: “Não existe mais judeus nem gregos, não há mais homens escravos e nem livres, não há mais homem nem mulher, porque todos são um em Jesus Cristo” (Gal 3,28). Temos este pensamento de estimulo para continuarmos amissão e construir o Corpo de Jesus Cristo, como prevê o Concilio Vaticano II. Mesmo que 70% da população da África do Sul professem a fé cristã, esta fé é fraca e pouco vibrante.

A NOSSA VISÃO DA PARÓQUIA

Desde a nossa chegada em 2004 estamos tentando entender à mentalidade das pessoas. Mesmo tendo um bom número de famílias que nos convidam para fazer as refeições em suas casas, nem sempre conseguimos nos aproximar para visitar outras famílias devido ao contexto cultural, de educação e de trabalho, que vivem. As pessoas procuram os sacerdotes como um guia espiritual. Muitos são assíduos em relação ao sacramento da reconciliação. Também participam das associações paroquiais, procurando reavivá-las e estimulam os outros a participarem do conselho pastoral. Procuramos também envolver ainda mais pessoas nas várias associações.

APOSTOLADO PALOTINO

Queremos empregar a nossa energia para reavivar a fé dos fiéis, fazendo com que participem da vida da Igreja. Isto se alinha com o nosso carisma. Além disso, procuramos que a União do Apostolado Católico se torne realidade nos nossos ambientes de trabalho conforme o proposto pelo Conselho Geral. P. Michael Clement é capelão diocesano da Legião de Maria e também é professor de filosofia no Seminário Diocesano da Cidade do Cabo, por estas razões ele não faz parte da paróquia. P. Susai Kannu, além de pároco é também capelão do “Fórum de Polícia da cidade de Wynberg” , ele participa mensalmente do “fórum” mensal dos párocos. Diz o Senhor: "A messe é grande e os operários são poucos". Realmente temos muito trabalhos por fazer. Como as vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa estão em declínio, pensamos que somos privilegiados por semear a semente da fé e de fazer com que todos crêem em Jesus Cristo. Agradecemos a Deus por nos escolher para realizar esta privilegiada tarefa.

Nenhum comentário: