segunda-feira, 21 de junho de 2010

O trabalho missionário dos Palotinos na Bolívia

Os Palotinos, quatro sacerdotes e um irmão, estão na Bolívia desde 1985 e trabalham em duas paróquias: “S. Antonio de los Sauces”, na cidade de Monteagudo e “Vergine del Carmine”, na cidade de Muyupampa.

O trabalho consiste principalmente no apostolado missionário e paroquial. Os fiéis se reúnem em pequenos grupos, chamados “Comunidade Eclesial de Base”, escutam a Palavra de Deus, rezam juntos e evangelizam o ambiente social onde vivem. Tem também uma emissora de rádio, que é um instrumento necessário para anunciar a Palavra e para chegar onde é fisicamente impossível.

Os Palotinos têm um vasto território paroquial, assistem 115 pequenas comunidades que conseguem visitar integralmente somente duas vezes por ano. A comunidade palotina é ajudada pelas Irmãs do Instituto Mariano do Apostolado Católico, presente na Bolívia e também pelos leigos membros da UAC.

Atualmente temos como desafios: a formação dos catequistas das zonas rurais e da cidade; a administração de sete escolas, de duas escolas médias e da Universidade; a pastoral da juventude e a pastoral vocacional.
Para ajudar os jovens das zonas rurais, que vem para a cidade para completar seus estudos, a comunidade palotina colocou, a disposição destes alguns alojamentos.

Nenhum comentário: