terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Abertura do Período Introdutório Sul-Americano - 2011

O dia 10 de janeiro de 2011 ficará marcado como uma data de um evento importante para a Sociedade do Apostolado Católico, especialmente para as Províncias “Santa Maria” (Brasil-SM) e “São Paulo Apóstolo” (Brasil-SP), para as Regiões “Nossa Senhora de Luján” (Argentina), “São Vicente Pallotti” (Uruguai) e “Mãe da Misericórdia” (Brasil - RJ). Nesse dia, na casa “Rainha da Paz” de Cornélio Procópio (PR), o Período Introdutório Sul-Americano foi oficialmente inaugurado com o pedido de ingresso e a acolhida de quinze candidatos. São eles: Alexander Aquino Correia, Alexsandro de Souza Bergamasco, Anderson de Campos, André Ricardo de Souza Batista, Deivid da Silva Barros, Elder Cheibel Simões, Josimar Cassol, Renan Rodrigues de Oliveira, Ronaldo Franchin e Wagner Grabovski, da Província “Santa Maria” (SM); João Paulo Leandro Costa e Rafael Benvenuto de Lima da Região “Mãe da Misericórdia” (RJ); René Nuny da Bolívia (AR); Andrés Regel do Uruguai (UR); Magno Rocha Meneses da Província “São Paulo Apóstolo” (SP).
Participaram do rito de ingresso no Período Introdutório os superiores maiores Rubén Fuhr (AR) e Julio Endi Akamine (SP), os delegados Erno Schlinwein (SM), Francisco José Marques Filho (RJ) e os formadores Mércio José Cauduro (SM), Lidio Gonzalez (AR-Bolívia). Além deles, estavam presentes e foram informalmente empossados em seus cargos os formadores do Período Introdutório Sul-americano: Fernando B. Rossini (Reitor - SP),
Valdeci de Almeida (Diretor do PI – SP) e Egídio Trevisan (Acompanhador Espiritual – SM).
A instituição do PI Sul-americano responde a um pedido do Conselho Geral e do Secretariado Geral para a Formação da SAC. Para promover a cooperação desde o início, nada mais adequado do que começar com essa etapa da formação que tem como objetivo, como o próprio nome já diz, a introdução dos candidatos na Sociedade do Apostolado Católico.
O rito de ingresso foi muito simples e breve. A simplicidade, porém, não é pobreza de significado. Pelo contrário, ela está em função daquilo que é essencial: o chamado de Deus e a resposta do cristão, o pedido do candidato e a sua acolhida em nossa comunidade consagrada.
O Período Introdutório Sul-Americano é fruto da ação de Deus. Há um ano nenhum dos Superiores Maiores sonhava que ele seria possível. Ao mesmo tempo, temos consciência da responsabilidade de acolher o dom divino com seriedade e humildade.

Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC

Nenhum comentário: