domingo, 9 de janeiro de 2011

Despedida do Pe. André Gladysz SAC


No dia 5 de Janeiro a nossa paróquia reuniu-se para se despedir do Sr. Pe. Andrzej Gladysz SAC que durante 22 anos prestou um dedicado serviço sacerdotal em Portugal, e em particular na nossa paróquia.
Estiveram presentes na missa solene o representante do Patriarcado de Lisboa, bem como sacerdotes da vigararia e amigos do Pe. Andrzej. A comunidade Palotina em Portugal também se fez presente.


O Pe Andrzej pertence ao grupo de sacerdotes Palotinos que colocaram Portugal acima de todas as suas aspirações religiosas. Permaneceram por puro amor a este País e em particular à nossa paróquia. Reputado músico (violoncelista) abdicou da sua paixão pela música pois as obrigações paroquiais eram incompatíveis com o tempo de ensaios.

Foi coordenador nacional das Famílias de Nazaré. Foi reitor dos Palotinos em Portugal por 20 anos. Fundou a pastoral dos Polacos e foi seu capelão até partir para a sua Polônia amada.

Sacerdote de sorriso tímido, de educação e formação acima da média, viveu sempre discretamente, sem alardear os seus dons.


Escreveu, ensaiou e apresentou a peça teatral - " Segundo Caifás" que é sem dúvida uma maravilhosa imagem do homem de cultura e saber que se esconde por trás do sacerdote Andrzej.


No passado dia 27 de novembro levou à cena a peça " Anjos e Magos" de Monsenhor A.M. Rouguet que foi  mais um sucesso. Resultado de todo este trabalho e dedicação foi fundado o grupo de teatro Pe. ANDRZEJ GLADYSZ.


Permaneceu discretamente durante todos estes anos, mas é um ponto de referência para todos quantos tiveram o privilégio de privar com ele e de o conhecer profundamente.

Com o Pe. Andrzej fecha-se um ciclo. O ciclo dos que amaram e se dedicaram a Portugal de forma apaixonada e permanente.

- Bem Haja pela forma profundamente Palotina com que colocou os seus dons ao serviço desta grande comunidade que é a paróquia de Odivelas.

 Raquel Xavier
 

Nenhum comentário: