quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Oitavário da Epifania em México

Ser fiel a tradição é muito importante. Como palotinos temos várias tradições bonitas, uma delas é a celebração do Oitavário da Epifania que é um tesouro deixado pelo nosso fundador São Vicente Pallotti. Em vários lugares do mundo, onde os palotinos estão presentes existe a celebração do Oitavário da Epifania. Entre esses lugares encontram-se também o México.


Em nossa paróquia palotina em Tenango Del Aire o oitavário é celebrado em comunhão com as outras igrejas cristãs. O Oitavário foi preparando pelo Pe. Bartlomiej Palys SAC. Já alguns meses antes de começar celebração, Pe. Bartlomiej  convidou representantes de várias igrejas cristãs para que tudo fosse bem preparado e planejado. Entre as representantes das igrejas estavam membros da Igreja Ortodoxa, que chegou em Tenango com bispo ortodoxo do México, Dom Alejo.


Dom Alejo perguntou aos fieis: quem de vocês sabe por que nossas Igrejas são divididas? Ninguém? È isso, para maioria de nós o mais importante é Jesus, as diferenças não importam. A Celebração do Oitavário da Epifania é para isso: unir-se em nome de Jesus. Pe. Zacaria representava a Igreja Católica dos Coptos. Ele junto com Pároco de Tenango Pe. Grzegorz Szmit SAC celebrou solenemente a liturgia de Natal no rito da Igreja Copta. Mesmo que com a liturgia durando quase três horas, todos gostaram da riqueza das palavras, da beleza dos cantos que lembrou o início da Igreja Copta no Egito, que como conta a tradição foi fundado pelo Apostolo São Marcos.



Entre os membros das várias Igrejas Cristãs esteve presente também um representante da Igreja Anglicana. O Pastor Andre Angel chegou junto com sua família para celebrar o culto ecumênico depois da qual, todos partilharam sua experiência de vivencia como cristãos. 

2 comentários:

Juventude Palotina do Brasil disse...

Olá Queridos Irmãos em Cristo!!!

A cada dia que passa, a cada atividade palotina, a cada manifestação maravilhosa deste carisma abençoada, a Juventude Palotina do Brasil fica em festa...

Deus abençoe a comunidade palotina Mexicana!!!

Obs.: Procuramos um contato/e-mail de algum jovem ou Pe. Palotino do México, quem puder nos ajudar agradeceriamos.

Abraços e fiquem com Deus

Artur disse...

entra em contacto atraves do blog www.miguel-mex.blogspot.com