segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Noticiário UAC Dezembro 2010

Queridos Irmãos e Irmãs da União,
Sentimo-nos contentes em apresentar-lhes neste boletim algumas informações sobre a causa de Beatificação do  Irmão Paweł KRAWCEWICZ SAC, preparadas pelo P. Jan Korycki, SAC, postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico, juntamente com outras noticias vindas da UAC.
1. Causas de Beatificação dos Membros da UAC a nível Diocesano (continuação)
O irmão Paweł  (Paulo) KRAWCEWICZ SAC, membro da Província Polonesa, nasceu no dia 20 de
Agosto de 1907, e morreu no campo de concentração – em Ohrdruf no dia 11 de março de 1945.  A causa de Beatificação foi iniciada oficialmente em Varsóvia, juntamente com outros mártires , no dia  17 de Setembro de 2003. O papel do postulador, a nível Diocesano foi realizado por Don Henryk Kietliński SAC.
O irmão Paweł (Paulo) Krawcewicz nasceu de uma família polonesa na Alemanha, em Bohum. Entrou  com os palotinos na Polônia e emitiu a primeira consagração no dia 31 de Março de 1929. Como Palotino trabalhou na tipografia e na Livraria em Varsóvia. Era muito  zeloso na vida religiosa  e comunitária. Durante a segunda Guerra mundial de 1942 partiu  voluntariamente para  a Alemanha embarcado em um transporte de poloneses levados para trabalhos naquele território. Desejava acompanhar as pessoas no seu difícil destino, ajudá-los, apoiá-los moralmente e materialmente. Quando os nazistas descobriram a sua ação em 29 de Abril de 1944, a Gestapo o prendeu. Foi batido de forma selvagem e levado para a prisão, primeiramente  em Brauweiler, depois no campo de concentração de  Buchen­wald e finalmente  naquele de Ohrdruf na Turingia.
No cárcere, durante o interrogatório foi batido de forma tão violenta a tal ponto que os próprios carrascos tiveram que levá-lo três vezes para a enfermaria, para poder depois de alguns dias, iniciar a mesma “atividade” por ódio à Fé. Do cárcere foi transferido para o campo de concentração de Buchenwalde e  dali, para aquele  de Ohrdruf. Já ao extremo das forças, pela fome, trabalhos forçados e os maus tratos, adoeceu de tuberculose e após duas semanas de ser internado  na enfermaria do campo de concentração, morreu no dia 11 de março de 1945. Pe. Józef Nowak S.J., companheiro de Paulo no campo de concentração de Buchenwalde seu confessor, sublinha que ele era sempre calmo, sereno e absorto na oração. Nunca se arrependeu de sua corajosa decisão de servir os que sofriam, mesmo que desde o inicio  tinha consciência do perigo eminente de ser preso e condenado à morte.
Don Andrzej Bardecki, também ele companheiro de Paulo no campo de concentração, recordando-o faz a seguinte reflexão: “Tenho convicção que um homem que, com clara consciência  se expõe, por Deus à morte e depois morre, é um mártir” (Carta do dia 19/11/1946).
Paulo morreu com a idade de 37 anos, viveu 16 anos na Congregação dos Palotinos. Ele é um modelo  heróico de amor para com o próximo, amor realizado plenamente por motivos de fé. Numerosas pessoas e de maneira particular os irmãos da Sociedade do Apostolado Católico, rezam com assiduidade para a sua beatificação.
Konstancin-Jeziorna, Polônia
No final da semana,  nos dia 27 e 28 de Novembro, realizou-se o sexto simpósio da UAC em Konstancin-Jeziorna organizado pelo instituto Vicente Pallotti, cujo título era -   ”Cooperação – o dom da missão pallottina”.
O diretor do Instituto, Pe. Mariusz Małkiewicz SAC, convidou três palestrantes  para refletir sobre diversos aspectos  do tema:  P. Mariusz Małkiewicz SAC, apresentou uma reflexão sobre “ A Igreja como a Casa e a Escola de comunhão;  Pe. Stanisław Stawicki SAC, apresentou uma reflexão sobre a Cooperação na visão de S. Vicente Pallotti e a Senhora  Izabela Owczaruk UAC, fez uma  apresentação muito interessante sobre “Cooperação no processo humano para o  desenvolvimento”. O número de participantes  superou o número dos participantes dos simpósios precedentes: participaram mais de 180 pallottinos e membros leigos da UAC. Todos os participantes sentiram a presença do Espírito Santo; o encontro foi um forte momento de debates e partilha entre as pessoas movidas pelo mesmo espírito!
Ruanda: Congresso sobre a Misericórdia Divina
Um evento eclesial de grande valor foi realizado em Ruanda – o tema do Congresso foi: A Misericórdia Divina” este foi preparado e coordenado pelos palotinos com espírito de uma participação ativa junto com os padres diocesanos, leigos  e religiosos, no espírito da União do Apostolado Católico.
O Congresso foi realizado de 18 à 24 de Outubro de 2010 junto ao Santuário da Divina Misericórdia em Kabuga. O tema tratado pelos oradores foi todo muito atual e concreto como expressão da situação espiritual e sócio-politica da assim chamada Região dos Grandes Lagos: “A Misericórdia divina como remédio ao mal que estraga a nossa sociedade”. Estavam presentes diversas personalidades como o Cardeal Barbarin, Arcebispo de Lyon na França, ainda o Pe. Daniel Ange, e duas  Irmãs da Comunidade de Santa Faustina na Polônia.  O Arcebispo de Kigali junto ao presidente da Conferência Episcopal da Ruanda e bispo de Kabgayi participaram a todo o desenrolar do Congresso. A conclusão ocorrida em Kabuga e presidida pelo Cardeal Barbarin, juntamente a outros bispos, sacerdotes, religiosos e muitos leigos, demonstrou quanto este Congresso foi um evento eclesial de grande valor que responde às expectativas e que traça um novo paradigma de evangelização. Procura-se agora um meio eficaz para difundir seus frutos nas diversas paróquias.
Berlim – Seul: a comunidade Palotina de Berlim escreveu-nos informando sobre a preparação de um “tour” de pesquisa junto à Igreja “Yoido Full Gospel Church” em Seul, na Coréia do Sul.
O motivo de tal tarefa é adquirir novas idéias e o estudo de novos aspectos da vida da Igreja para ajudar  o trabalho pastoral em uma zona muito difícil de Berlim. Por esta razão, a Comunidade participará da Conferência Internacional Mundial para o Crescimento como Comunidade – que se realizará em Seul de 11 à 17 de Outubro de 2011. O fundador da  maior paróquia cristã do mundo, Dot. David Yonggi Cho, animará o Congresso. Para maiores informações pode-se consultar o web-site http://chgrint.homestead.com/index.html.  Se alguém tiver  interesse em participar a esta conferência pode inscrever-se diretamente junto aos organizadores. Na Comunidade de Berlim  poderemos constatar quanto podemos aprender deste fenômeno de uma Igreja  pentecostal forte e em crescimento, isto para tornar mais eficaz o nosso trabalho.
Mercedes, Argentina: no dia 29 de Novembro de 2010, treze pessoas  provenientes  de Mercedes e Suipacha, lugares onde trabalham os Palotinos desde 1886 e 1897 respectivamente, emitiram o Ato de Empenho Apostólico, tornando-se  os primeiros membros leigos da UAC daquela região. A Santa Missa foi celebrada pelo Pe.  Derry Murphy SAC, Presidente da UAC  e pelo Pe. Tomas O’Donnell SAC. Entre os presentes, encontrava-se também o Senhor Miguel Della Villa, Presidente do CdCN e outros membros do Conselho Nacional.
Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma
Tel./Fax: (39) 06 68194623
E-mail: uac@uniopal.org

Nenhum comentário: