terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Belém - Dezembro de 2010, nº 56

Apresentação do subsídio da Ratio para os Irmãos


Onze – dez – vinte – dez. Estou começando este número de “Belém”, de modo crítico. Os que leem estes números não terão a garantia de ganhar na loteria (mas, pode usá-los se quiserem, e avizem-me, se ganhar!). Estes números não são também os números do telefone da Casa Geral de Roma (que tem sete dígitos). Se você escrever em forma numérica terá 11/10/2010. Uma data. Para os que usam uma agenda, é muito importante recordar as datas, os aniversários de familiares e amigos, compromissos importantes e compromissos a serem observados, e até mesmo a oportunidade de dizer, as datas das férias! Para mim, o dia 11 de outubro de 2010 foi uma data muito importante, porque naquele dia eu estava escalado para falar na Assembleia Geral da Sociedade do Apostolado Católico sobre os Irmãos na Sociedade.

A minha reação à tarefa de dirigir-me a Assembleia Geral foi dupla: eu me senti honrado, mas também nervoso! Honrado, porque me foi oferecida a oportunidade de dirigir aos delegados presentes, diante daquilo que constitui o mais alto órgão legislativo da nossa Sociedade, sobre um assunto que me é muito caro, os Irmãos na nossa Sociedade e a mais recente iniciativa do Secretariado para a Formação, isto é, o projetado subsidio para a Ratio Institutionis sobre a visão e a vocação dos Irmãos. Estava apreensivo porque queria estar a altura do tema, inserido no contexto da União do Apostolado Católico. Foi proposto que este documento, uma vez aprovado pelos delegados, deveria ser inserido apenas como complemento na Ratio Instituionis. No entanto, o antigo Conselho Geral decidiu que, após a aprovação da Assembleia Geral, o documento seria parte integrante da Ratio.
Cada participante recebeu uma cópia do texto a ser apresentado nas diversas línguas oficiais da Sociedade. Em seguida, após o cafezinho, os delegados discutiram sobre o conteúdo, em seus grupos linguísticos. A primeira sessão da tarde foi dedicada a ouvir os relatórios dos secretários dos grupos linguísticos e as contribuições individuais dos delegados. Na segunda sessão da tarde, houve votação e os comentários finais.
Falei cerca de 40 minutos. Expliquei o contexto em que o documento se originou, como ele foi preparado e apresentei uma rápida visão da situação atual dos irmãos na Sociedade. Apresentei as razões pelas quais o documento deveria fazer parte da Ratio Institutionis. Como observação final, pedi aos delegados que avaliassem a situação atual da vocação dos irmãos na nossa Sociedade e que apresentassem algumas sugestões a este respeito. Depois da minha apresentação, houve ainda tempo para ouvir a opinião de quatro irmãos, que estavam presentes, como delegados da Assembleia.

Por tudo isso, gostaria de demonstrar a minha alegria e gratidão a todos os participantes, pela acolhida e atenção. Prova disto, foi a votação dos delegados, em que a maioria votou a favor da proposta de incorporar o documento na Ratio, porém com alguns ajustes e modificações. Minha lembrança mais viva daquele dia foi a experiência visível do afeto e a consideração demonstrados pelos confrades sacerdotes da nossa Socidade a todos os irmãos. Alguns delegados deram testemunho pessoal de suas memórias acerca irmãos, no período do seminário e do ministério sacerdotal.
Hoje, devemos reconhecer que, numericamente, nossos irmãos são poucos. Também seria justo dizer que não é mais possível ver o mesmo número de irmãos como membros da Sociedade, como a cem anos atrás. No entanto, o Irmão Palotino é uma expressão única de uma vocação especial, dentro da União do Apostolado Católico e como tal merece ser promovido e cultivado em todas as partes da sociedade.
Para concluir, em nome dos membros do Secretariado pela Formação, eu gostaria de desejar a todos os leitores do “Belém”, meus votos de Feliz Natal, repleto das bênçãos de Deus. Que o Deus da misericórdia infinita encha os nossos corações de alegria e de paz, para que possamos ser testemunhas do seu amor aos nossos irmãos, familiares, amigos e todos aqueles que encontrarmos durante este Natal e Ano Novo.


Ir. Stephen Buckley, SAC
São Silvestre – Roma.

Nenhum comentário: