quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Paróquia Sant`Ana de Guidoval

A Região Mãe da Misericórdia dos palotinos do Rio de Janeiro assumiu, em janeiro de 2010, mais uma paróquia. Desta vez, no interior do estado de Minas Gerias, na cidade de Guidoval. É um município que conta com 7500 habitantes, situado na Zona da Mata.
O município possui apenas uma Paróquia dedicada à Sant`Ana e mais treze comunidades rurais. A matriz é muito bonita, construída com um esforço incomum pelo Pe. Oscar de Oliveira (+1971), pároco por muitos anos na cidade de Guidoval, e pelo povo. O suntuoso templo foi construído em três anos, de 1956 a 1959. É uma obra sem um estilo definido, misturando-se neo-clássico, com gótico e romano, mas o efeito final envaidece e é o orgulho de todos os guidovalenses. É a maior Igreja da Diocese de Leopoldina, a qual pertence.
A paróquia tem 155 anos desde a sua fundação, e a longa caminhada na fé gerou lindas e ricas tradições religiosas. Na Semana Santa, são realizadas várias procissões. A Sexta-feira Santa se destaca com a apresentação da Via Sacra e a procissão do Cristo Morto.
No mês de maio, na Matriz e nas comunidades rurais, há coroações de Nossa Senhora e em junho, festa muito animada com novena da padroeira Sant`Ana. São Sebastião também é muito venerado pelo povo e, principalmente, pelos fazendeiros e agricultores, pois é considerado seu padroeiro. No dia de São Sebastião há leilões de animais para arrecadar fundos para paróquia.
 Dizem que mineiro é muito religioso e católico; no entanto, não vai muito à missa dominical. Na paróquia de Guidoval, cerca de novecentas pessoas participam, no fim de semana, da Santa Missa.
O Culto à Divina Misericórdia é bem conhecido no meio do povo. Todos os dias, às 15H, as pessoas rezam o Terço da Divina Misericórdia na capela do Santíssimo e, na primeira sexta-feira do mês, às 15 h, celebra-se a Missa e, após, a Hora da Misericórdia. Na Festa da Misericórdia, isto é, no primeiro domingo depois da Páscoa, a comunidade tem costume de ir à Canção Nova e lá festejar a festa.
Pe. Paulo Kowalczyk SAC

Um comentário:

Joyce Gabriela disse...

Obrigada Padre Paulo por fazer de nossa querida Paroquia a beleza de nós Guidovalense, e por nos pastorear com paz, lealdade, respeito, dedicação ao seu proposito divino, enfim agradecido por voce fazer a diferença em meio de nós, um anjo que veio na hora certa. Deus faz tudo conforme o necessario!