segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ASSEMBLÉIA NACIONAL DA UAC

De 29 a 30 de Janeiro, na Casa de Encontros Rainha dos Apóstolos, (CERAP), realizou-se, em Porto Alegre, a Assembleia Nacional ordinária  da União do Apostolado Católico, especialmente convocada para renovar o quadro diretivo e fazer as modificações no Regulamento de modo a adaptá-lo ao novo Estatuto Geral da UAC aprovado, em definitivo, pela Santa Sé, em 28 de outubro de 2009, através de Decreto do Pontifício Conselho para os Leigos.
A Assembleia foi aberta na noite de sexta feira 28, com a Saudação do Presidente Nacional Pe. João Pedro Stawicki, SAC, que apresentou o relatório das atividades e realizações do triênio, com destaque para o Encontro Nacional da UAC, realizado em maio de 2008 na Canção Nova e que contou com mais de 500 participantes, por ocasião da comemoração dos 75 anos da chegada das irmãs palotinas ao Brasil, dos 170 anos da sua fundação e pelos 50 anos da inauguração do Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria - RS.
Destacou, ainda, a realização no ano de 2009, do Primeiro Congresso Nacional  e do Primeiro Congresso Sul Americano da UAC, realizados em Santa Maria - RS e o crescimento do número de Conselhos Locais de Coordenação.
Em seguida o Ecônomo Nacional apresentou o relatório financeiro do triênio.
As atividades do Sábado, dia 29,  foram iniciadas com a Santa Missa Presidida por Pe. João Pedro e co-presidida pelo pe. Julio Akamine, SAC, Provincial Palotino em São Paulo e concelebrada por Pe. Angelo Lôndero e Pe. Edgar Ertl, SAC, Vice Provincial da Província de Santa Maria - RS.
Em seguida, após o café da manhã, acompanhamos a Palestra do Pe. Angelo Lôndero, SAC, intitulada: Viver a Missão da Igreja Hoje, seguida de grupos de estudo de plenário posterior.
Na parte da tarde trabalhou-se sobre a adaptação do Regulamento da UAC do Brasil, que sofreu as alterações necessárias, tudo submetido a votação  conforme previsto no Regulamento em vigor.
Na manhã de domingo dia 30, após a realização da Adoração e a Bênção ao Santíssimo Sacramento após estabelecidas as normas para a votação cargo por cargo, com duas etapas. No primeiro momento havia a indicação dos nomes que a Assembléia entendia aptos para concorrer ao Cargo e no segundo momento após a consultados se aceitariam participar da eleição era feita a justificação da apresentação  e qualificação dos candidatos por alguém da assembleia que tivesse ima maior vivência com o indicado.
         Assim, foram eleitos:
Presidente do CNCB: Dario Ivatiuk, leigo, CLC de Curitiba;
Vice Presidente: Irmã Inês Casarin, CSAC, Provincial da Irmãs Palotinas, Província Nª Sª Aparecida, em Porto Alegre;
Secretária: Leni da Rocha Bressan, leiga, CLC de Santa Maria;
Vice Secretaria: Sonia Bonelli de Souza, leiga, CLC de Porto Alegre;
Ecônomo: Joaquim Accioly da Silva, Leigo, CLC de Niterói, RJ
Vice Ecônomo: Pe. Edgar Xavier Ertl, SAC, Vice Provincial da Província N. S. Conquistadora, Santa Maria.   

Após a proclamação dos eleitos, procedeu-se a uma homenagem ao companheiros que estiveram na direção da UAC no último triênio e a todos os que contribuíram para chegar ao ponto que  estamos, com referências muito carinhosas e agradecidas ao Pe. Ângelo Lôndero, SAC, que nos últimos vinte e cinco anos foi o principal impulsionador da UAC, por todos os meios de que dispôs.
Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, copresidida pelos dois Provinciais presentes: Padre Julio e Padre Edgar, com o envio dos eleitos e dos presentes, o que foi feito através de cerimônia de grande simbolismo, fazendo os novos membros do Conselho Nacional e dos presentes à Assembleia Nacional, portadores da luz de Cristo, para assumirem os passos futuros da UAC no Brasil, pois há muito o que fazer.

Como o Pai me enviou, eu também vos envio ... para reavivar a fé e reacender a caridade
        
Novamente foram feitos agradecimentos ao Pe. João Pedro, e  Pe. Angelo, com um agradecimento muito especial à acolhida das Irmãs Palotinas e sua Casa de Encontros.
Tudo terminou com o chamamento de Irmão Fernando, SAC,  para o grande acontecimento que se aproxima: Os 50 anos da Canonização de São Vicente Pallotti, a ser comemorado em 2013.

                                      Joaquim Accioly

Nenhum comentário: