sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Seminário Maior Palotino

Ola queridos leitores, nos do Seminário Maior Palotino, queremos desejar-lhes que neste novo ano que se inicia, possamos continuar contando com sua ajuda, principalmente com suas orações. Em 2011, o nosso Seminário contará com 13 jovens em período de formação. 6 seminaristas consagrados, 2 noviços e 5 postulantes. Estes últimos, os postulantes, são 5 novos jovens que responderam ao chamado de Deus para segui-lo nos passos de São Vicente Pallotti. Por isso, como formador deles, desde já, peço a assiduidade nas orações por todos os nossos jovens, para que sejam perseverantes no seguimento à Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aproveito a oportunidade para explicar os passos que são dados por esses jovens rumo a Consagração Perpétua e ao Sacerdócio na Comunidade Palotina. É oportuno, apresentar essas etapas, pois assim você, poderá acompanhar melhor o estilo de vida dos padres e irmãos palotinos.
Muito bem, quando um jovem manifesta uma “inquietude”, um desejo, em seguir Nosso Senhor de maneira mais radical, ele deverá buscar um Seminário ou uma Casa de Formação para ali discernir essa “inquietude”. Através de uma conversa franca com os formadores, o jovem está discernindo essa “inquietude” e perceber se esta “inquietude” é fruto de um chamado para a vida sacerdotal ou religiosa, ou não. A esta etapa nós chamamos de Discernimento Vocacional, que se realiza nos Encontros Vocacionais.
E em nosso Seminário, estes Encontros aconteçam sempre aos 3oDomingos de cada mês, e durante um ano o jovem terá a sua disposição o apoio do Reitor, do Diretor Espiritual e auxilio psicológico para poder amadurecer o seu discernimento e de forma livre e espontânea, poder decidir sobre o destino de sua vida.
Caso, decida no ingresso na Vida Religiosa, ele passará para a primeira etapa de nossa formação, ao qual, nós chamamos de Postulantado, assim ele começará a dar os primeiros passos na Vida Religiosa, a conhecer um pouco sobre o carisma, sobre a vida comunitária e também sobre o inicio aos estudos acadêmicos.
Para este tempo, o Postulantado, ingressarão 5 novos jovens.
Em breve apresento os novos jovens “palotinos” que estarão conosco durante este ano e continuo falar sobre as etapas da formação palotina.
Deus abençoe a todos.
Pe. Francisco Marques Pinto SAC

Nenhum comentário: