sábado, 15 de janeiro de 2011

As chuvas no Estado do Rio de Janeiro

É muito triste e desolador o que as chuvas causaram na região serrana do nosso estado do Rio de Janeiro. Cada vez que ligamos a televisão e vemos as reportagens, os depoimentos as entrevistas, as lágrimas caem dos olhos. Percebemos como nós seres humanos somos frágeis de corpo, mas por outro lado também nessas horas vemos a força da fé de muitas pessoas que com o amor, a compaixão e a caridade que se reacende e em prol das necessidades ajudam as vítimas, pessoas, famílias inteiras que agora estão sofrendo muito com a perda das vidas e de seus bens materiais.
Nós que vemos pela TV não podemos imaginar de fato como as coisas estão nestas cidades que foram completamente destruídas.
Em particular a preocupação com nossos familiares que moram nessa região foi muito grande, quando vimos pela TV o que aconteceu especialmente na cidade de Nova Friburgo. Sem conseguir contato com eles pelo telefone, a tensão por falta de noticias era muito grande, uma aflição enorme!
Então, o objetivo deste texto é pedir orações a todos para que Deus na sua infinita misericórdia acolha nos céus as pessoas que perderam suas vidas, e dê para os sobreviventes a força necessária para recomeçar suas vidas.
E também pedimos para todos que puderem contribuir com doações, com base nos apelos feitos pelos bispos das Dioceses de Nova Friburgo e Petrópolis, estamos nos mobilizando para receber as doações. Nossas paróquias palotinas também.
Temos ponto de coleta em Cachoeira de Macacu, na nossa Paróquia Palotina:
Paróquia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora:
Praça Manoel Diz Martinez, 1 ; 28.680-000
Cachoeiras de Macacu – RJ (Brasil); tel./fax: 21- 26492281
E atendendo ao pedido do Arcebispo de Niterói em sua carta* ao clero e aos fies que nossas paróquias acolhessem as doações deixamos o endereço para aqueles que queiram levar seus donativos: 

Capela da Imaculada Conceição de Nossa Senhora – Fonte (Paróquia de São Sebastião de Itaipu)
Est. Francisco da Cruz Nunes, s/n - Fonte/Itaipu -Niterói – RJ
Tel: 21- 27094056
Deixo um relato de uma moradora de Nova Friburgo que com suas próprias palavras descreve o que esta vivendo neste momento:

Amigos, só quem viu sabe a dimensão da tragédia.
 Temos ai algumas fotos, Quase todas são da praça do suspiro (teleférico) e da praça principal de Nova Friburgo onde tinha a feirinha.... O Meu marido esteve lá hoje... é pra chorar!
 Estamos sem notícias de várias pessoas conhecidas.
 O pai de um amigo morreu soterrado ontem de manhã. Inacreditável!
 A defesa civil que está no local, já fala em mais de 500 mortos em Nova Friburgo... é de cortar o coração... profunda tristeza!
 A cidade acabou... falo isso, pois vários distritos estão destruídos, mas o centro de Friburgo, onde se movimenta grande parte da economia da região, está totalmente desfigurado.
 Não temos idéia do amanhã... apenas temos uma única certeza: a união existe e está presente entre os moradores que sobreviveram e entre os profissionais que não poupam esforços para ajudar.

Por favor, propaguem pedidos de doação. Os desabrigados não são apenas pessoas carentes... Muitas pessoas que tinham um bom padrão de vida, perderam suas casas, seus comércios, seus familiares...
 A região serrana precisa de agasalhos, material de higiene, alimento não perecível, água, muita água, colchões, lençol, fraldas descartáveis...
 Vamos propagar, por favor.
 Fazer pensamentos positivos também ajudará na reconstrução da vida de milhares de pessoas e da nossa cidade linda e amada - Nova Friburgo!”  
Priscila  Korn  Friggo- Moradora de Nova Friburgo- RJ (Testemunho recebido por e-mail e adaptado para o blog.)

Nenhum comentário: