quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dia de São Vicente Pallotti na Santa Isabel

Dia de São Vicente Pallotti sempre é motivo de grande alegria para toda família palotina. Na paróquia Santa Isabel em Bento Ribeiro – Rio de Janeiro, no dia 22 de janeiro o grupo da União do Apostolado Católico preparou uma solene celebração.
A Santa Missa foi presidida pelo pároco Pe. Lucas Kaczmarek SAC. Em procissão os membros da UAC de Santa Isabel trouxeram o quadro de São Vicente Pallotti lembrando a todos que devemos ser apóstolos, para reavivar a fé e reacender caridade no mundo onde vivemos. Durante a homilia o novo superior eleito da Região Mãe da Misericórdia Pe. Jorge Chmielecki SAC lembrou os mais importantes fatos da vida e espiritualidade do nosso santo. Vicente Pallotti, nosso fundador e pai, foi um homem completamente invadido pelo infinito amor de Deus. Ele fez da sua vida um projeto para devolver esse amor com as melhores potencialidades humanas, amando este mundo e todas as pessoas que nele habitam.
Ele também desejou que todos os esforços humanos fossem direcionados para o amor e assim respondessem da melhor maneira que um ser humano pudesse fazer. O resultado foi a fundação da UAC. A União se forma com a colaboração de todos os católicos – leigos, religiosos e sacerdotes – para construir um mundo melhor através do fortalecer a fé de todos os católicos e acender a chama da caridade, para que todos os católicos sejam apóstolos no projeto de Deus. Para Pallotti, Jesus Cristo, o Apóstolo do Eterno Pai, é o modelo de todos os católicos que, em virtude do seu batismo, são enviados como apóstolos com o objetivo de levar o projeto de Deus de reconciliar o mundo com Cristo (2Cor 5, 19), a fim de que exista um só rebanho e um só pastor.
Na visão de Pallotti, Maria, uma leiga que se tornou Rainha dos Apóstolos, deve ilustrar o caminho de vida de todos os católicos que podem, sem mudar de estado de vida, fazer uma significativa contribuição para o projeto de Deus em Cristo. Para Pallotti a cena de Maria reunida com os apóstolos em oração, na sala superior, sublinha o espírito da fé partilhada, o compromisso, a igualdade e a colaboração entre clero, religiosos e leigos na Igreja. Pallotti fundou a SAC como uma parte integral para partilhar a sua visão e fazê-la viva na vida da Igreja. 

Nenhum comentário: