terça-feira, 20 de abril de 2010

Arquidiocese acolhe os novos missionários

Aconteceu na Arquidiocese de Manaus um encontro para acolher os missionários que trabalham nas diversas paróquias. Abaixo temos a noticia que foi divulgada no site da arquidiocese de Manaus, dando um destaque para os missionários que já trabalham a há algum tempo em nossa paróquia palotina de S. Ângelo em Novo Airão.

Desde dia 13, a Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus está realizando um Encontro de Introdução à Realidade da Arquidiocese de Manaus para missionários e missionárias recém chegados. O Encontro termina amanhã, dia 15 de abril, na sala A do CEFAM – Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus.

Segundo a Ir. Rosana, PIME, que faz parte da Coordenação de Pastoral, o objetivo do Encontro é “introduzir as pessoas recém chegadas à realidade pastoral da arquidiocese”. Participam do encontro 18 religiosos de diversas congregações religiosas.

Os temas trabalhados vão desde: com que atitude um missionário deve se aproximar da realidade; conjuntura sócio-pólítica-econômica e religiosa; diretório pastoral e administrativo; Plano de Evangelização da Arquidiocese de Manaus – PEAM; papel da Vida Religiosa na arquidiocese de Manaus. No encerramento do encontro, dom Mário Pasqualotto, bispo auxiliar, terá uma conversa com os novos missionários falará sobre as expectativas da Igreja de Manaus para com eles no apoio à evangelização. Em seguida será feito o envio desses novos missionários para que tenham as bênçãos e graças de Deus no cumprimento de sua missão.

  Durante o Seminário sobre a Vida Religiosa Inserida, realizado em Recife-PE, no ano passado, foi feito um convite aos religiosos e religiosas presentes para a abertura de uma comunidade intercongregacional na paróquia de Novo Airão. A Ir. Sandra Ede, nascida no Rio de Janeiro, da congregação das Irmãs Dominicanas de Monteils, afirmou que o convite “bateu tanto o sonho da congregação de ter uma comunidade na Amazônia, como com o carisma da própria congregação”.

Para a Ir. Sandra participar desse encontro é muito interessante, porque é um “espaço de partilha, de conhecimento e integração”. Disse, ainda, que o que a chamou a atenção no encontro foi “o espírito de comunhão”.

Há muito tempo os padres palotinos, que trabalham na paróquia de Novo Airão, vinham convidando as religiosas a trabalharem lá. A comunidade intercongregacional conta com 4 religiosas: duas irmãs azuis; uma salesiana e uma dominicana.

Nenhum comentário: