sexta-feira, 16 de abril de 2010

Domingo da Divina Misericórdia no Rio de Janeiro

O Domingo da Divina Misericórdia no Rio de Janeiro foi celebrado com alegria e ao mesmo tempo com profunda tristeza e reflexão. Alegria porque foi a segunda vez que o nosso Santuário da Divina Misericórdia recebeu o arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta. E tristeza por causa do desastre que fez que tantas pessoas no Rio de Janeiro e Niterói perdessem suas vidas. Tristeza também por causa do acidente com avião que caiu em Smolensk, na qual o Presidente da Polônia, o Senhor Lech Kaczynski e muitas importantes pessoas perderam suas vidas.

No sábado a noite, no último dia da novena antes da festa da Divina Misericórdia, a missa no santuário foi celebrada pelo superior dos Palotinos do Rio de Janeiro Pe. João Pedro Stawicki SAC, na intenção das 224 pessoas que faleceram na última semana por causa das chuvas no Rio de Janeiro e Niterói e pelo Presidente da Polônia e sua comitiva. Durante a Missa entrou a bandeira da Polônia e um cartaz com os 96 nomes das pessoas que faleceram na queda do avião.

No Domingo, na Hora da Misericórdia duas mil pessoas estavam no santuário para celebrar a grande festa da Misericórdia Divina. Junto com Dom Orani a Missa foi concelebrada pelos padres Pe. João Pedro superior dos Palotinos, monsenhor Gilson e monsenhor Jan Kaleta, vigários episcopais do Rio de Janeiro e o Pe. João Sopicki SAC, pároco do santuário. O Pe. João Pedro deu as boas vindas ao Arcebispo: “ -Seja bem-vindo pela segunda vez neste Templo da Divina Misericórdia! Nesta última semana foi  para nós um tempo marcado com tragédias: enchentes em todo o Estado! Mais uma vez a Cidade Maravilhosa, Niterói e São Gonçalo foram palcos de tanto sofrimento, mortes e desespero do Povo de Deus. E ontem o mundo inteiro chocou-se com a queda do avião com quase todo o governo Polonês. Numa hora como esta, estamos muito sentidos e cheios de dúvidas como Tomé no Evangelho de hoje. Mas Jesus sai ao nosso encontro para fortalecer a nossa fé! Jesus atende nossa prece e manda CONFIAR NELE!”. Pe. João Pedro agradeceu também pela criação do santuário e a grande confiança que nosso Arcebispo tem pelos Palotinos deixando o templo da Divina Misericórdia a nossos cuidados.  “Agradecemos por ter confiado o zelo deste Santuárioma nossa Congregação dos Padres Palotinos. Faremos tudo o que for possível para atender os peregrinos, e de acordo com a frase do Seu brasão Arquiepiscopal: Ut omnes unum sint! (Para que todos sejam um), que foi a prece principal de São Vicente Pallotti, faremos maior nosso esforço para que todos os que vierem aqui, se sintam atendidos e confortados. Há um ano, Vossa Excelência tomava posse nesta Arquidiocese, não foi exatamente esta data, mas foi na Festa da Divina Misericórdia. Nós todos sentimos uma providencia neste acontecimento, pois foi a Divina Providencia que o escolheu para ser instrumento do Amor Misericordioso”. Depois foi lido o decreto da instituição do santuário que foi acolhido com uma salva de palmas e fogos. Dom Orani falou que a criação do Santuário da Divina Misericórdia um ano depois que chegou ao Rio de Janeiro é o melhor presente que poderia dar para o povo tão sofrido, pois nesse lugar o povo poderá reconciliar-se com Deus e recuperar as forças para a vida cotidiana. O Arcebispo olhou para o sofrimento das pessoas que perderam a vida e suas casas por conseqüência da chuva e lama. Olhando para os poloneses, ele falou sobre a grande dor de perder o Presidente da Polônia e tantas pessoas importantes para o país. Ele agradeceu aos padres poloneses pelo cuidado do Santuário, pois exatamente na Polônia Jesus Misericordioso falou com a Irmã Faustina. Dom Orani recebeu uma casula com a imagem de Jesus Misericordioso e com a frase: “Jezu ufam Tobie” (Jesus eu confio em vos). Ele lembrou que nesta língua Jesus falou sobre a misericórdia à Irmã Faustina.

Pe. Artur

Nenhum comentário: