quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eventos na Paróquia São Roque

CELEBRAÇÃO DA SEMANA SANTA / 2010

No Domingo de Ramos as celebrações específicas da Semana Santa iniciaram, às 7h e 19h, com a bênção dos ramos na praça próximo à igreja, e depois seguindo em procissão para dar continuidade à celebração da Santa Missa.

Na Quarta-feira Santa, às 16h, houve a celebração para os doentes de nossa comunidade. Sempre é um momento diferente, mesmo que seja tradição de todos os anos, porque a mobilização da comunidade, desde a ajuda para transportar os doentes até a preparação de um lanche para eles, é a expressão da caridade que nos comunica São Vicente Pallotti, cuja fonte é o próprio Jesus Cristo.

Na Quinta-feira Santa, foram celebradas duas Missas do Lava-Pés. Uma para as crianças, às 17h e outra para os adultos, às 19h. Após a Missa das 19h, a comunidade preparou-se para a vigília, que iniciou com a transladação do Santíssimo para o salão paroquial, no qual foi preparado o ambiente, com todas as honras ao Nosso Senhor Jesus Cristo. As pastorais e movimentos se organizaram, distribuindo-se numa escala de horários para a adoração, que se estendeu até às 15h da Sexta-feira Santa.

Na Sexta-feira Santa, às 15h, expressamos nossa solidariedade ao sofrimento e nosso respeito ao sacrifício do Cristo, celebrando a Via-Sacra, onde percorremos as ruas do bairro, em que algumas casas serviram de referência para as estações.

Retornamos à igreja para celebrarmos a Paixão do Senhor Jesus, e logo em seguida aconteceu a procissão do Senhor morto. Chegando ao fim desta Sexta-feira Santa, nossos corações silenciaram para esperarmos pelo grande momento do Sábado Santo.

A celebração da Missa do Sábado Santo iniciou na casa das Irmãs de “Foucauld”, nossas vizinhas, com a bênção do fogo, e em seguida saímos em procissão para a igreja, que se encontrava fechada e escura, a espera do Senhor Jesus Ressuscitado, que é luz para todos os homens. Após a Santa Missa os padres celebrantes, coroinhas e ministros permaneceram na porta principal da igreja, desejando a todos, individualmente, uma Feliz Páscoa! Foi um momento de fraternidade e de unidade.

Além do nosso pároco, Pe. Tadeu, Pe. Francisco (Reitor do Sem. Maior Palotino) também presidiu, alternadamente, as celebrações litúrgicas, revesando, também, no atendimento das confissões, enquanto era possível atendê-las. Nas celebrações houve, ainda, o auxílio do Sem. Palotino Denis, de todos os coroinhas, ministros e ministérios de música. Neste Domingo de Páscoa, também tivemos a alegria de comemorarmos e agradecermos a Deus pelo aniversário natalício do nosso pároco Pe. Tadeu Domanski, SAC.

Após toda a riqueza que estes momentos nos proporcionaram, as celebrações do Domingo da Ressurreição foram não mais que a nossa resposta a tudo que Jesus Cristo nos falou e nos ensinou neste período de Paixão, Morte e Ressurreição, em que consiste a certeza de que Ele está vivo e reina no meio de nós.

Silvio Bento

Nenhum comentário: