quarta-feira, 14 de abril de 2010

II CONGRESSO GERAL DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO (UAC) (2)

DA VISÃO À MISSÃO EM COMUNHÃO COM MARIA (2)

De Roma – Em continuação ao seu discurso de abertura, disse o Pe. Derry, que “a nossa missão UAC está enraizada na visão de São Vicente Pallotti e nela, a nossa interiorização desta visão e nan graça que recebemos para vivê-la. Portanto, a nossa reflexão será também sobre a visão de São Vicente mas, o faremos com o olhar fixo, solidamente/firmemente sobre a MISSÃO.Como pessoas batizadas e membros da Igreja recebemos todos a missão de Jesus. A missão que Jesus confiou a São Vicente, por sua vez ele confiou a nós – à mínima comunidade da qual somos herdeiros espirituais. O Papa Bento XVI na sua homilia sobre a vida consagrada em Fevereiro de 2008, fez referência aos fundadores e fundadoras e è sua contribuição no desenvolvimento dos carismas da vida da Igreja, mencionando por nome alguns dos Fundadores e entre eles nomeou São Vicente Pallotti. O Santo Padre assinaloualguns pontos pertinentes que pdoem servir à nossa reflexão nestes dias:

- a vivência dos carismas... pode serlida como um prolongamento da presença de Cristo nos séculos;

- são como um Evangelho vivo que se atualiza sempre em novas formas;

- nas obras dos fundadores se reflete o mistério de Cristo, uma sua palavra, se percebe um raio de luz que emana da sua face, explendor do Pai;

O artigo 100 do nosso Estatuto Geral indica cinco tarefas para o nosso Congresso, comecemos pela quinta:

  • “a promoção mais eficaz do apostolado universal”. A UAC existe na Igreja e para a Igreja. Não existe por si mesma, não é um fim em si mesma, é uma Associação da Igreja como desejava São Vicente Pallotti, para o apostolado universal. Essa é a nossa missão. A nossa responsabilidade. O apostolado é o nosso serviço. Nos questionaremos sobre uma promoção eficaz do apostolado universal.
  • quarto aspecto é a “partilha das propostas”; das propostas sempre em harmonia com a nossa identidade UAC, propostas para crescermos no sentido da pertença a UAC: propostas para a missão e para o trabalho de atividade apostólica.
  • terceiro ponto é a “partilha das experiências”; partilhar nossas experiências, aquelas pessoais e aquelas feitas em comunidade, em comum com outras pessoas; ambas são importantes. Talvez o segundo seja mais importante para nós, partilhar as nossas experiências de como a comunhão e a comunidade interferem em nossa vida; somos UAC e o art. 1 do Estatuto afirma: “A União do Apostolado Católico ...é uma comunhão de fiéis que unidos com Deus e entre eles, segundo o carisma de São Vicente Pallotti ...”
  • O ponto número dois fala da partilha de idéias e para esta palavra voltei-me para o Dicionário para encontrar sinônimos para a palavra “opinião” e encontrei: um ponto de vista, uma crença, um pensamento, um modo de pensar, uma teoria, um juizo, um sentimento, uma impressão, uma noção, uma concepção, um credo, um dogma, um ponto para debate ou para discussão”. Portanto exste um aplo espaço para a troca de opiniões no sentido mais amplo possível. E nesta partilha, nos conheceremos mutuamente e aprenderemos uns dos outros nestes dias de Congresso. E a partilha de opiniões nos preparará para a última tarefa do Congresso, aquela da “reflexão”.
  • E por fim, o Congresso é convocado para a reflexão, para a meditação e a contemplação: a reflexão, vivendo o congresso em um modo reflexivo – o pensamento nos abre a uma sabedoria do Espírito Santo em nós, convosco e ao redor de nós conduzindo-nos para discernir aquiloque o Espírito de Deus que que vejamos para depois concretizá-lo e vivê-lo. No livro do profeta Jeremias (6,16) lemos:“

“Assim diz o Senhor:

Parai na estrada e olhai,

informai-vos a respeito das vias do passado,

onde se encontra a estrada boa e tomai-a

assim encontrareis paz para as vossas almas.”

É neste espírito que olharemos, contemplaremos e refletiremos nestes dias.

Joaquim Accioly

Nenhum comentário: