terça-feira, 13 de abril de 2010

II CONGRESSO GERAL DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO (UAC)

DA VISÃO À MISSÃO EM COMUNHÃO COM MARIA


ROMA – 13 – Terminou hoje em Roma o II CONGRESSO GERAL DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO (UAC), que teve a participação de representantes de países  dos vários continentes, e o comparecimento de 208 delegados dos Conselhos Nacionais de Coordenação e de Grupos Nacionais que ainda não têm o Conselho Nacional de Coordenação constituído.

O Congresso foi iniciado no dia 8 pp., no Centro de Convenções “Por Um Mundo Melhor”, que pertence ao Movimento por um Mundo Melhor, criado na década de 50, no século passado pelo Jesuita Padre Lombardi, que recebeu grande apoio do Papa Pio XII,  localizado na cidade de Rocca di Papa, a mais ou menos 40 quilômetros distante da cidade de Roma, com uma sessão  solene.


Iniciada com uma Liturgia da Palavra, coordenada pela UAC da Itália, completou-se com uma Saudação de Boas Vindas, proferida pelo Pe. Gaetano Ianni, Sac, Presidente da UAC da Itália. Após a apresentação de todas as delegações, dos membros do Conselho Geral de Coordenação aconteceu o acolhimento  de irmãs, leigos, sacerdotes e irmãos, pelos reitores das Irmãs (Suore) do Apostolado Católico (CSAC), Irmã Serena Gambiaghi; das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico (SAC), Irmã Izabela Swierad (eleita na semana anterior) e da Sociedade do Apostolado Católico (SAC) Pe. Fritz Kretz .

Após isso, Pe. Derry Murphy, SAC, Presidente Geral da UAC, pronunciou o discurso de abertura do II Congresso, do qual destacamos os seguintes trechos:

Há alguns anos, quando trabalhava em Nairobi, escutei Josephine, que está aqui entre, nós saudar os participantes da Santa Missa, dizendo: ‘Deus é bom e as pessoas respondiam: ‘todo o tempo’,  pois ela repetia ‘todo o tempo e as pessoas diziam mais forte: ‘Deus é bom’. Esta pequena partilha pareceu-me interessante.

Começamos, com esta afirmação: “Deus é bom - todo o tempo - Deus é bom!”.

O nosso segundo Congresso apenas iniciou e é um outro momento histórico no crescimento e no desenvolvimento da União do Apostolado Católico. O Estatuto Geral afirma no art. 100 que o Congresso faz parte da nossa vida como União: “É convocado ao menos a cada seis anos para a reflexão e ara a troca de idéias, de experiências e de propostas e para a promoção eficaz do apostolado universal”. Assim podemos perceber que a muito o que fazer em poucos dias.

O primeiro  Congresso Geral se realizou em Konstancin na Polônia, em agosto de 2005 e foi uma ocasião inesquecível para todos os que dele participaram. Em Konstancin tínhamos consciência que a UAC é a família Palotina mundial (global), o nosso modo de viver a missão pode ser diferente, porém o espírit que nos une e ns move é o mesmo.

O Congresso seguiu com muito sucesso. Nos dias seguintes aconteceram as palestras, os debates os depoimentos. Teremos oportunidade de falar mais. Faremos nos próximos dias.


Joaquim Accioly

Nenhum comentário: