Na manhã do dia 25 de fevereiro, a Ir. Jolanta Wagner SAC e D. Derry Murphy SAC falaram sobre o tema: Formação na etapa do discernimento vocacional. Nesta temática, foi apresentado o papel do formador enquanto acompanhador de um jovem no processo de discernimento vocacional. Isto consiste em ajudar a pessoa a compreender tudo aquilo que acontece no seu coração e no saber confrontar a própria vida e a própria história, a partir de Deus, descobrindo o projeto que ele tem para cada um. Os relatores afirmaram que as atitudes mais importantes dos acompanhadores deveriam ser: capacidade de partilhar a experiência de Deus de maneira unívoca, levando em conta a identidade palotina.
Na parte da tarde, Pe. Romualdo e Pe. Valdeci de Almeida desenvolveram o tema sobre o Período Introdutório. Eles afirmaram que se espera, neste período, uma mudança no formando e que a formação deve conduzir a isso. Não se trata, porém, de uma produção em série dos novos membros, mas, no processo de acompanhamento, trata-se de saber guiar um vocacionado a fim de que possa tomar consciência das suas fragilidades, limites e pecados, e saibam colaborar com Deus e com os formadores, para que aconteça a verdadeira mudança. Tal processo tem um caráter individual e único, como o é a pessoa que de Deus recebe a vida e a vocação.
A temática da manhã do dia 26 (sexta-feira) foi sobre a formação para a consagração perpétua. Esta parte foi apresentada pelo Pe. Jacob Nampudakam e Pe. Stanislaw Stawicki, que colocaram uma pergunta: Como assegurar uma formação unitária e coerentemente progressiva? (ou seja, assegurar uma certa homogeneidade na formação, respeitando todos os seguintes aspectos: humano, cristão, espiritual, intelectual, profissional, teológico, etc.). A resposta foi conforme o pensamento do Pe. Josù Mirena Alday, reitor do Claretianum, que, reforça a necessidade de um tríplice esforço nesta área, em um dos seus cursos publicados no manual intitulado: “A vocação consagrada, aborda aspectos antropológicos, psico-sociológicos e formativos”.
Primeiro: realizar uma programação global, seguindo os princípios da Ratio Institutionis, cuja aplicação deve estar sob a responsabilidade de uma equipe que possa ajudar na motivação da mesma. Segundo: organizar encontros regulares entre os responsáveis das várias etapas da formação para verificar, na prática, como cada uma delas está sendo preparada, para que haja sempre uma continuidade. Terceiro: é importante que os formadores comunguem de uma mesma visão do carisma do instituto, e que a transmitam através de uma formação sistemática.
A formação permanente pode ser considerada uma “viagem”, que envolve toda a pessoa nas suas dimensões humana (a personalidade e as relações consigo mesma, com a comunidade e com os outros), espiritual (carismática), apostólica e intelectual.
O encontro terminou no dia 27 com a celebração da Eucaristia. Em seguida, os formadores das Províncias Cristo Rei e Anunciação do Senhor, juntamente com seus respectivos provinciais e com a presença do Secretariado Geral para a Formação, se reuniram para discutir alguns assuntos comuns. As Irmãs Missionárias do Apostolado Católico também se reuniram à parte, para partilhar como está acontecendo a própria formação.
Após o almoço, o Ir. Stephen Buckley e Thomas Lemp falaram sobre a formação permanente, ou seja, aquela de toda a vida. Ela acontece na vida cotidiana, nas relações interpessoais. A vida fraterna deve proporcionar um ambiente formativo.
A formação permanente pode ser considerada uma “viagem”, que envolve toda a pessoa nas suas dimensões humana (a personalidade e as relações consigo mesma, com a comunidade e com os outros), espiritual (carismática), apostólica e intelectual.
O encontro terminou no dia 27 com a celebração da Eucaristia. Em seguida, os formadores das Províncias Cristo Rei e Anunciação do Senhor, juntamente com seus respectivos provinciais e com a presença do Secretariado Geral para a Formação, se reuniram para discutir alguns assuntos comuns. As Irmãs Missionárias do Apostolado Católico também se reuniram à parte, para partilhar como está acontecendo a própria formação.
Ir. Monika Jagiello SAC
Poznan, Polônia
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