sábado, 17 de abril de 2010

PASCOELA OU FESTA DA PARTILHA DO PÃO DA COMUNIDADE UCRANIANA EM PORTUGAL

A Pastoral dos Brasileiros foi convidada a participar na Celebração da Pascoela da Comunidade Católica Ucraniana de Rito Bizantino. As Festividades tiveram inicio com a celebração da Divina Liturgia, seguido de almoço partilhado e uma exposição de artesanato, bem como apresentação de folclore das diversas comunidades residentes em Portugal. O Pe. Ivan Hudz, Coordenador da Capelania Nacional dos Imigrantes Ucranianos de Rito Bizantino em Portugal, esta iniciativa pretende, "para além da celebração em conjunto da comunidade com os demais convidados, aproveitar a oportunidade para dar a conhecer a importância que a celebração deste Domingo assume para todos os Ucranianos, celebrando a festa do Pão da Páscoa".

É um facto que existe uma grande comunidade de Ucranianos em Portugal, partilhando com os portugueses não apenas o espaço geográfico mas, acima de tudo, a pertença aos valores universais do Cristianismo. A organização desta iniciativa é feita em colaboração entre a Capelania Nacional dos Imigrantes Ucranianos de Rito Bizantino, a Associação dos Imigrantes Ucranianos e a Obra Católica Portuguesa de Migrações.

Assistimos a uma celebração de cerca de 3 horas, em que se fizeram representar o sr. Patriarca de Lisboa, bem como estiveram presentes diversas individualidades Ucranianas (sr. Embaixador e Bispo Ucrania).Um celebração plena de tradição e Fé! Foi um dia de grande alegria e muito entusiasmo, para todos nós, que admiramos a forma como as tradições religiosas e culturais são mantidas vivas entre todos os Ucranianos.

Bem hajam pelo convite!
  Raquel Xavier e Carlos Silva

Nenhum comentário: