sexta-feira, 16 de abril de 2010

II CONGRESSO GERAL DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO (UAC) (3)

De Roma – O dia 9 de abril se iniciou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Derry, presidente do Conselho Geral da  UAC e concelebrada pelos quarenta e seis sacerdotes, palotinos ou não, presentes no Congresso. Vale dizer que estão presentes no Congresso sacerdotes diocesanos que acompanham grupos da UAC e têm uma forte adesão à espiritualidade e ao Carisma palotinos.

As palestras desta manhã foram compartilhadas pelas Sras. Cherryl Sulivan e Maria Danke, da Autrália. A primeira desenvolveu o tema: “A PESSOA ENQUANTO APÓSTOLO NA VISÃO/PENSAMENTO DE SÃO VICENTE PALLOTTI”.

De início colocou a seguinte questionamento: Como realizarmos o projeto de São Vicente, hoje? Como chamar a todos, convidar, suscitar o zelo e a caridade de todos?

O CHAMADO DE TODOS é a mensagem  fundamental deixada por São Vicente: todos somos chamados porque somos imagens vivas de Deus. “Não imagem pintada sobre uma tela  ... não feita de pedra  ou de metal mas de substância viva, racional, espiritual que tem as suas próprias características e asus substância estrutural, criada por Vós, e representante de Vós, meu Deus, e todo Vós, na vossa essência, nas Vossas Pessoas Divinas e em todas as vossas perfeições e em todos os vossos atributos”. (OO.CC, VIII).


Ler estas palavras de São Vicente é como reconhecer que ele diz isso justamente a cada um de nós. E eu pensei: Mas acredito de verdade, vivo de verdade como pessoa criada a imagem de Deus? Vivo esta realidade na minha vida do dia a dia?

Conseguiremos viver esta realidade se nos propusermos a viver uma vida de:

            -           AMOR,   RELACIONAMENTO  E   EVANGELHO VIVENCIADO

O AMOR -  Nós na UAC somos uma família com unidade na caridade e diversidade de funções. O amor é “o substancial constitutivo da União. (OO.CC.111.137). A União foi fundada e instituída na caridade. (OO.CC. 1,105ff).

Para os membros da UAC a imitação de Cristo não é somente um dever de cristãos mas uma necessidade por causa da nossa dedicação à  missão de Cristo.

É vital lembrar que São Vicente nos chamou a fazer nossos, os motivos internos de Cristo.  E descrever a missão de Cristo é tão fácil que podemos expressá-la em apenas uma frase: revelar o amor de Deus. O objetivo é este: Revelar o amor de Deus.

RELAÇÕES – São Vicente falou muitas vezes do Deus Trindade, da comunidade da Santíssima Trindade, Deus amor Infinito e Misericórdia Infinita, um só Deus uno e trino. Eis suas palavras: “Lembrai-vos que estais presença de Deus e dizei com fé – o Pai que me criou está aqui. Eu estou em companhia das três pessoas da Santíssima Trindade – Oh! Que companhia. (OO.CC.XI, p.236).

O apostolado ao qual fomos chamados é uma vida para ser vivida em relação com os outros: “Vos vejo em Deus, trato convosco em Deus, vos abraço em Deus, vos amo em Deus e em Deus estou sempre convosco, unido em todas as vossas obras a fim de chegar a sermos todos unidos em Deus, no Reino dos Céus e cantarmos para sempre as Divinas Misericórdias. (OCL 111, p 245).

“A importância do relacionamento em nosso chamado na UAC foi expresso também nos termos ‘comunhão’, a que fomos chamados como sacerdotes, irmãos, irmãs e leigos, cada um com a sua própria vocação, a trabalhar como famíli, colaborando uns com os outros desde o início” (Seamus Freeman, In Constant Search for Faithfulness, Roma 1993, nº 34).

VIVER O EVANGELHO DE JESUS – Como havia falado antes, tudo isso é possível vier, se fazemos nossas as atitudes interiores de Cristo e se testemunhamos a misericórdia, a justiça, a obediência, a caridade, o sofrimento, a alegria – e outras expressões ainda do amor de Deus – tendo como modelo ávida de Jesus. Lembremos no momento em que as autoridades da Igreja e os próprios membros da obra pediram uma Regra para sua fundação, ele respondeu: “tendes o Evangelho e isso vos basta”. A regra palotina, para nós, é colocar em prática o evangelho.

Conversaremos a seguir sobre a Palestra de Maria Danke. 

Joaquim Accioly

Nenhum comentário: