sábado, 17 de abril de 2010

Festa da Divina Misericórdia na Paróquia de São Sebastião de Itaipu

Toda a comunidade da Paróquia estava se organizando para juntos irem ao Rio de Janeiro festejar o dia da Misericórdia e comemorar a criação do Santuário da Divina Misericórdia. Estávamos com dois ônibus reservados para ir. Mas na segunda-feira de Páscoa um forte temporal caiu sobre nossa cidade, chovendo sem parar até a quarta-feira. A tempestade que se abateu sobre nossa cidade causou grandes estragos, interditando quase todas as vias e estradas no nosso município pelas quedas e deslizamentos de encostas. Por conta desta catástrofe, nossa ida ao Santuário da Divina Misericórdia teve que ser cancelado.

Mas, nossa festa, em meio ao tulmulto da cidade alagada, foi rapidamente organizada.

Todos os Paroquianos foram convidados para participar na tarde de domingo da Festa da Misericórdia.

Às 14:30h a comunidade foi acolhida na igreja, com cantos e louvores a Deus preparando o espírito para dar inicio a oração do Terço da Divina Misericórdia.

Então às 15h todos rezaram o terço, pedindo á Deus especialmente por todas as pessoas falecidas no desastre em nossa cidade e em todo estado do Rio de Janeiro, e também por todas as famílias da comunidade que perderam suas casas e todos seus pertences nas enchentes e deslizamentos.


Depois do terço aconteceu um momento catequético, explicando e contando a história da Divina Misericórdia, com relatos da vida de Santa Faustina e dos pedidos que Jesus fez para ela no propósito da instituição desta grande festa e da divulgação da Divina misericórdia para todo o mundo. Também pudemos saber mais sobre o movimento da Divina Misericórdia em nossa paróquia, com as capelinhas de Jesus misericordioso que percorrem vários lares de nossa região, e dos momentos de encontros que acontecem para a oração do terço da misericórdia.

Houve também um momento onde foi aberto um espaço para que os fiéis que estavam ali participando pudessem dar seu testemunho sobre a Divina Misericórdia em suas vidas. Foram muitos testemunhos, e a cada intervalo, cantamos diversas músicas louvando a Deus.


Após este momento de oração, todos desceram para o salão paroquial, onde foi preparado um delicioso lanche para a confraternização de todos. Um momento de partilha, visto que tudo foi preparado pelos Adolescentes do EAC, membros das pastorais e movimentos da nossa matriz.

Terminado o lanche, seguimos novamente para a igreja, e tivemos mais um testemunho. Seguindo a programação, nosso Pe. João Francisco expos o Santíssimo Sacramento e leu o evangelho que conta a parábola do filho pródigo, ele meditou sobre esta parábola falando da misericórdia de Deus, que esta sempre de braços abertos esperando nossa volta pra Ele. Com cantos e momentos de silêncio, diante do santíssimo, rezamos pelas tragédias em nossa cidade e estado, também pelo acidente com avião e a morte do Presidente da Polônia e toda sua comitiva, e também agradecemos a Deus pela criação do Santuário da Divina Misericórdia, fruto do trabalho incansável dos nossos queridos padres palotinos.

Pe. João Francisco deu a Benção com o Santíssimo Sacramento e logo iniciamos a Santa Missa.

A celebração foi muito bonita, na procissão de entrada recebemos todas as capelinhas missionárias de Jesus misericordioso e suas zeladoras. 

A Santa missa foi celebrada pelo nosso Pároco Pe. Casimiro e nosso vigário Pe. João Francisco, e auxiliada pelo diác. Valdir que rezaram nas intenções de todos os falecidos nos desastres causados pelas chuvas e pela queda do avião.

A festa da Divina Misericórdia em nossa Paróquia foi um momento de grande reflexão e fé para todos nós.

Camille Santos

Nenhum comentário: