domingo, 22 de janeiro de 2012

Abertura de celebração de do 50º Aniversário da Canonização de São Vicente Pallotti em Portugal.

As celebrações do 50º Aniversário da Canonização de São Vicente Pallotti em Portugal começaram com uma belíssima celebração na igreja de Divina Misericórdia em Odivelas feita no dia 20 de janeiro de 2011.
Na igreja reuniram- se a família palotina: todos os padres palotinos que trabalham em Portugal e pessoas leigas que estão em processo de formação para entrar na União do Apostolado Católico junto com todos os simpatizantes das ideais de Pallotti. A Celebração foi presidida pelo reitor da comunidade local Pe. João Pedro Stawicki SAC. No dia 20 de janeiro 1963 o papa João XXIII proclamou Vicente Pallotti como Santo da Igreja por isso, hoje o mundo palotino, presente em 47 países começa a celebração de jubileu de 50º Aniversário da Canonização de seu Fundador.


Começando o ano jubilar todos rezamos a oração do jubileu de canonização. Para entender bem a idea de unidade proposta por são Vicente Pe. José Zavorski SAC proclamou o Evangelho sobre a oração Sacerdotal de Jesus.
Tivemos uma tripla partilha sobre experiência da vida palotina feita pelos sacerdotes. Pe. João Francisco Pietrus SAC apresentou a inspiração de São Vicente Pallotti, que começou numa sexta-feira dia 9 de janeiro de 1835 depois da ação de graças nas celebrações do Oitavario de Epifania em Roma, para começar o Apostolado universal entre todos os Católicos, para propagar a Fé e a religião de Jesus Cristo.
Pe. João Pedro apresentou a colaboração entre todos os cristãos como inseparável elemento de trabalho para apostolado católico. Para Pallotti a colaboração era a coisa mais divina que o homem pode fazer. Podemos ter uma idéia de colaboração baseada no firme fundamento espiritual, com modelo da Santíssima Trindade e Sagrada Família de Nazaré, como é mostrado nas cartas de são Vicente Pallotti. Todos nós devemos promover a colaboração entre os membros da Igreja para desempenhar com mais eficácia as atividades apostólicas.
Pe. Luiz Mauricio Cardoso Lemos SAC deu testemunho que carisma palotino é carisma da Igreja Universal, pois todos devem se unir para Nova Evangelização – uma nova maneira de evangelizar. União do Apostolado Católico é uma mudança na maneira de trabalho para reavivar a fé, reacender a caridade para evangelização. Não tem cristãos sem missão, cada um de nós, no lugar onde se encontra tem muita coisa para fazer para Cristo.

Depois da oração universal com as mãos dadas rezamos a oração do Pai Nosso como manifestação de nossa unidade para juntos trabalhar na obra apostólica. A Recitação do Apelo ao Povo de São Vicente Pallotti terminou o primeiro dia de abertura do Ano Jubilar em Portugal.

No sábado a Juventude Palotina preparou a vigília de São Vicente Pallotti. Cerca de oitenta jovens de todas as idades junto com Pe. Adalberto Kubrak SAC reuniram se na capela de Sagrada Família em Odivelas. A Meditação sobre os três lemas do Santo junto com textos do Evangelho estavam colocando o nosso pensamento no trabalho apostólico para salvação do mundo. “Para a infinita glória de Deus”, “para a destruição do pecado”, ”para salvar as almas dos homens” assim deve ser a vida do apóstolo no mundo de hoje.

Com velas acesas nas mãos fizemos a oração pedindo a Deus que nos ajude a nos unir na cooperação para com coragem testemunhar Jesus Cristo. Pe. Artur Karbowy SAC lembrou que celebração do aniversário da canonização de São Vicente Pallotti, é um convite a todos os seguidores de São Vicente a fazer resplandecer na vida de cada um a santidade de Deus, que é a força de todo apostolado. Ser santo e apóstolo era para Pallotti um desejo constante e uma força de zelo missionário para anunciar o Evangelho em cada ambiente. Deste modo, a exemplo de São Vicente Pallotti, todos os membros da União do Apostolado Católico podem renovar sua vocação à santidade e ao apostolado.
Terminando o nosso tríduo de abertura de celebração de 50º Aniversário da Canonização de São Vicente Pallotti em cada missa celebrada pelos palotinos em Portugal foi feita a homilia sobre vida, espiritualidade e obra do Pallotti.
Pe. Artur

Nenhum comentário: