terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nossa História: "Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho"

A Região Mãe da Misericórdia teve seu início no ano de 1974, quando os padres vindos da Polônia assumiram os trabalhos na Paróquia de São Roque em Vila Valqueire e Santa Isabel em Bento Ribeiro. Mas esse não foi o início de tudo, pois o começo deve-se ao apelo do papa João XXIII, em 1959, pedindo que a Igreja da Europa enviasse padres, seminaristas, religiosos e religiosas para a América Latina. Fazendo seu o apelo do papa, o superior geral dos palotinos, padre Guilherme Müller, dirigiu-se a Sociedade do Apostolado Católico pedindo aos membros que ouvissem o apelo da Igreja. No espírito de serviço proposto por São Vicente Pallotti, dois seminaristas da província polonesa, Romano Forycki e Ceslau Zajac, ofereceram-se para partir em missão para o Brasil; recebendo no ano de 1960 a autorização do Governo Geral, a convite da província de São Paulo.
Em janeiro de 1973, os três voluntários, pe. Jan Jedraszek, pe. Tadeu Korbecki e pe. Ceslau Zajac, receberam a autorização para entrar no Brasil com visto permanente.  Sobre a proteção de São José e tendo o pe. Ceslau Zajac como superior do grupo, no dia 19 de março de 1973 os três padres saíram da Polônia para a França; da França voaram para o Brasil chegando em solo brasileiro no dia 5 de abril, se dirigindo para Getúlio Vargas- RS, onde foram recebidos com grande alegria e logo convidado para confessar o povo.
Antes porém da chegada dos três missionários poloneses que iriam fundar a Região Mãe da misericórdia, na década de 70, entre os palotinos da província de Santa Maria chegou da Europa um padre palotino, padre José Maslanka, que assim descreve a sua vivência em nossa terra: “Quando cheguei da França, o padre José Pillon (então provincial) me pediu que ficasse algum tempo no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria, para estudar a língua portuguesa. Aí se falava muito da missão que a província queria abrir no Amazonas.
 Em setembro de 1971 fui com o provincial ao Mato Grosso do Sul, em Fátima, onde ficaria algum tempo. Já nas férias de 1972, com um saco de escoteiro às costas, fiz 10.000 quilômetro de ônibus e barco, até Manaus. De Fátima a Rondonópolis fui de carona, com amigos, e até Porto Velho de ônibus. Dali a Manaus segui de barco, uma viagem maravilhosa. Longe da poeira de Mato Grosso”.
A semente mal havia caído na terra de Santa Cruz e já era possível ver os frutos que ela iria produzir.
Em outubro de 1973 o superior geral, pe. Nicolau Gorman – levando em conta que os palotinos italianos queriam sair do Brasil – junto com o padre provincial da província Santa Maria e o padre provincial da província de São Paulo Apóstolo decidiram entregar as paróquias dos padres italianos no Rio de Janeiro aos padres poloneses.
Em maio de 1974 o Conselheiro Geral, pe. Henrique Kietlinski e o provincial dos padres palotinos italianos vieram de Roma para o Brasil para fechar a Delegação italiana e abrir a Delegação polonesa Mãe da Misericórdia.
No dia 30 de novembro de 1974 foi assumida a paróquia de São Roque no Rio de Janeiro e no dia 20 de dezembro de 1974 foi assumida a paróquia de Santa Isabel também no Rio de Janeiro.
No meio de tantas atividades apostólicas e regada pelas orações dos co-irmãos, a Delegação Mãe da Misericórdia começa uma nova e decisiva etapa em sua vida.
Em 1976 o número de membros da delegação aumenta com a chegada do irmão Jan Zglobica (29/02/76), do padre Jan Janik (17/08/76) e do padre Estevão Kajfasz (12/10/76).
Em 1977 chega ao Brasil o padre Ludovico Homa (11/10/77); neste mesmo ano a Delegação Mãe da Misericórdia assume a paróquia São João do Triunfo, no prazo de cinco anos, no Paraná, para trabalhar com os imigrantes poloneses.
No dia 17 de setembro de 1977 a Delegação Mãe da Misericórdia recebe um convite para trabalhar na prelazia Guamá, próximo de Belém do Pará.
Nesta nova etapa que a Delegação Mãe da misericórdia começa ela recebe mais um missionário, padre Eugênio Feldo que chega no Brasil no dia 16 de agosto de 1981.
Infelizmente a alegria de sua chegada se converteria em pranto no dia 7 de setembro de 1981, menos de um mês de sua chegada, quando tragicamente durante um banho de praia, padre Eugênio, acaba morrendo afogado.
No entanto a Delegação Mãe da misericórdia sabe que o sangue dos mártires regam a Igreja para que esta cresça e produza mais frutos.

Infelizmente a Delegação Mãe da misericórdia irá chorar mais uma vez a morte de um de seus membros no dia 16 de outubro de 1981, desta vez seria padre Mariano Skorzynski que morrera afogado nas águas do rio Negro no estado do Amazonas quando foi visitar o padre José Maslanka.No dia 16 de dezembro de 1982, o padre Janik recebe a responsabilidade pela Delegação Mãe da Misericórdia junto com o padre Ceslau e o padre Jan Sopicki.
No dia 8 de março de 1983 a Delegação Mãe da Misericórdia recebe mais dois novos membros vindos da Polônia, a saber, o padre Jan Baraniecki e o padre Gregório Guzowski. Em meio a alegria de receber mais dois novos membros a Delegação Mãe da Misericórdia se alegraria mais ainda no mês de maio quando é criada a paróquia da Divina Misericórdia tendo o padre Tadeu como pároco.
Neste mesmo tempo o Arcebispo de Niterói fez uma proposta para a Delegação Mãe da Misericórdia, para que ela assumisse a responsabilidade pela região oceânica de Niterói.
No dia 28 de setembro de 1983 o padre Jan Sopicki e o padre Gregório Guzowski assumem a paróquia de São Sebastião de Itaipu, centro da região oceânica.
Neste mesmo tempo o Arcebispo de Niterói fez uma proposta para a Delegação Mãe da Misericórdia, para que ela assumisse a responsabilidade pela região oceânica de Niterói. No dia 28 de setembro de 1983 o padre Jan Sopicki e o padre Gregório Guzowski assumem a paróquia de São Sebastião de Itaipu, centro da região oceânica. No dia 1 de janeiro de 1985, padre José Maslanka se torna membro da delegação (ele estava no Brasil desde 1971). A Delegação Mãe Misericórdia continua a crescer e recebe no dia 14 de setembro de 1985 mais dois novos membros: padre Tadeu Domanski e o padre Estevão Lewandowski.
A Delegação Mãe da Misericórdia, recebe no dia 3 de julho de 1987 do secretariado das Missões, cem mil dólares para a construção de uma casa palotina na cidade do Rio de Janeiro. A 12 de maio de 1988 começa a construção da casa palotina sobre o comando do padre Kajfasz; o dinheiro para construção da casa veio todo do exterior exceto para mobiliar a casa. No dia 15 de fevereiro de 1990 o pe. Janik torna-se reitor da casa palotina e em maio de 1990 realiza-se em nossa casa palotina o encontro dos superiores da América Latina. No dia 1 de fevereiro de 1991 padre Adam Kowalick junto com os seminaristas Antônio Aguiar e Marcelo Néspoli inaugura o seminário Maior Palotino na casa palotina. Ingressa na Delegação Mãe da Misericórdia um novo membro, padre Cristóvão Sopicki, que chega no Brasil no dia 16 de abril. Do dia 17 de junho de 1988 ao dia 20 de junho de 1988 o Reitor Geral Martin Juritsch, visita de novo a Delegação. Em 1989, no dia 28 de abril a Delegação Mãe da Misericórdia recebe três novos membros, a saber: padre Casemiro Pac; padre Jaroslaw Lucas Kaczmarek; padre Zbigniew (Renato) Dobek.
No dia 22 de março de 1989 é assumida a paróquia de Santo Ângelo em Novo Airão no Amazonas. Infelizmente no dia 25 de junho do mesmo ano padre Gregorio Guzowski abandona a Sociedade.
No dia 10 de abril de 1990 é assumida pelo padre Cristóvão Sopicki uma paróquia em Cachoeiras da Macacu – Nossa Senhora Imaculada Conceição.
No dia 1 de outubro de 1991 é assumida a paróquia de Odivelas - subúrbio de Lisboa em Portugal – em tem como seu primeiro pároco palotino padre Ludovico Homa. Em 14 de fevereiro de 1992, começa o novo governo da Delegação Mãe de Misericórdia com os padres Sopicki; Domanski; Baraniecki. A 20 de maio de 1992 chega para a Delegação Mãe da Misericórdia o padre Jan Pietrus. Em 24 de maio de 1992, padre João Janik sai do Brasil para trabalhar como pároco de Odivelas. No mesmo dia na Polônia morre padre Ludovico Homa.
Em outubro de 1992, o padre Dobek toma posse na paróquia de Nossa Senhora da Glória em Manaus; padre José Maslanka continua na antiga paróquia em Novo Airão.
Realiza-se no dia 6 de dezembro de 1992 a primeira profissão dos seminaristas Antônio e Marcelo. Em fevereiro de 1993 chega a Delegação padre Paulo Kowalczyk e em julho chega padre Marcos Karny.
No dia 22 de janeiro de 1995 é inaugurado o Noviciado da Delegação Mãe da Misericórdia em Teresópolis –RJ (na casa dos Capuchinhos), com 4 noviços e tendo como primeiro mestre padre João Francisco Pietrus. A 29 de janeiro de 1996 chega a Delegação o padre Estenislau Krajewski.
A Delegação Mãe da Misericórdia se alegra no dia 13 de novembro de 1996, quando é ordenado o primeiro nativo, pela imposição das mãos do reverendíssimo bispo de Nova Friburgo, Dom Frei Alano.
No dia 22 de janeiro de 1996 é transferido o noviciado para Itaipu – iniciou-se com 4 noviços.
Em 1997 a Delegação assumi mais duas paróquias: Nossa Senhora dos Navegantes no Rio de Janeiro e Santa Rita de Cássia em Itaperuna. No mesmo ano dois padres da Delegação – padre Estevão Lewandowski e padre Tadeu Korbecki – assumiram uma missão no México (Cidade de México).
No dia 3 de dezembro de 1997, realiza-se a ordenação de Padre Marcelo Nespoli pela imposição das mãos de Dom Zini. No dia 12 de junho de 1999, realiza-se a ordenação do padre José Rodrigues pelas imposição das mãos de Dom Alano.
Neste mesmo ano a Delegação ganha um novo governo: os padres Domanski, Chmielecki, Baraniecki, Karny, Stawicki.
No ano de 1999 a Delegação adquire uma casa para o Noviciado em Guapimirim –RJ.
Começa um grande trabalho para a recuperação e adaptação da casa, que foi comanda pelo então ecônomo padre Cristóvão. A 08/06/99 chega a delegação padre Jacinto Wojcik e em 02/12/2000 chega padre Artur Karbowy.
Em 2000 é ordenado mais um padre nativo: padre Anselmo Mantovani.
No dia 1 de junho de 2001, o Governo Geral proclama a criação da Região Mãe da misericórdia, com território canônico nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A 22 de janeiro é inaugurada a Região Mãe da Misericórdia, que tem no seu governo padre Tadeu , padre Lucas e padre Ceslau.
e a história continua...
Pe. Ceslau

Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

Quando Jesus fez o convite aos apóstolos para serem o seu seguidor, vários deles deixaram tudo o que faziam imediatamente, levar a plavra contida na Bíblia é um mandamento que está expresso no livro de Mateus.
Gostei muito de sua página, sinta-se a vontade no Perseverança. abraço fraternal
Nicinha