quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Oitavário da Epifania – Primeiro dia

Profecia – Jesus, luz verdadeira
O profeta Isaías, com setecentos anos de antecedência, previu a chegada dos Magos, quando, no capítulo 60, dizia: “Levanta-te, Jerusalém, pois chegou a tua luz... Teus filhos vêm de longe ... Caravanas e mais caravanas de camelos te inundarão... trazendo ouro e incenso”. E, já antes, do Sl 72,10-11, o povo tinha cantado, no templo: “Os reis de Tarsis e das ilhas lhe enviem presentes, os reis de Sabá e Seba lhe paguem tributo, todos os reis se prostrem diante dele e o sirvam todas as nações!”.
O próprio Jesus afirmou: “Tudo me foi entregue pelo Pai” (Mt 11,27). “Possuo ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. É preciso que as traga e elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor” (10 10,16). “Tal é a ordem que recebi do Pai”... “Eu sou a luz do mundo” (108,12). Os samaritanos, desprezados pelos judeus, proclamaram Jesus Salvador do mundo e ele, feliz, revelou: “O Pai me ama porque dou minha vida... Ninguém a tira de mim. Sou eu mesmo que a dou” (Jo 10,17). É esta a luz da Epifania. Deus queria dar-se, para a nossa salvação, e buscava oportunidade de poder fazê-lo e de nos dar conhecimento do fato. Pediu e obteve o consentimento da Virgem Mãe, apresentou-se na nudez de uma gruta de animais e os primeiros destinatários do extraordinário acontecimento foram pastores que vigiavam os rebanhos dos arredores. Quanto aos magos do Oriente, eles observam os céus, descobrem uma estrela e lhes é dado compreender sua linguagem. 

Oração aos Reis Magos

Ó santos Reis do oriente, verdadeiros Magos, isto é, verdadeiros sábios, porque, deixando de lado a ciência profana, dedicáveis toda a vossa pesquisa em adquirir a ciência divina, que é Jesus Cristo e o esperáveis e o buscáveis nos livros e nas tradições, com a humildade do espírito, com a sinceridade do coração, com a retidão do afeto: nós vos agradecemos o belo exemplo que nos destes, quando tanto empenho pusestes na busca de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Alcançai-nos também a nós a graça de conhecer o relativo valor das realidades terrenas e a importância de viver a vida de Jesus Cristo, para alcançar, assim, a sua salvação. Assim desapegado o nosso coração das fugazes preocupações do tempo, não virá a esquecer a grande preocupação da eternidade. Amém. Pai nosso, Ave Maria e Glória. 

Prática – Em agradecimento ao Filho de Deus por ter-se humilhado ao ponto de assumir a nossa pobre e enferma natureza, poderá visitar amanhã alguma pessoa pobre em sua casa ou no hospital e fazer um ato de humildade e de caridade.
Jaculatória – Não esqueçais, Senhor e Criador de todas as coisas, que, ao nascerdes do seio puríssimo de Maria, tomastes a forma do nosso corpo e socorrei-nos nas nossas indigências.

Rezemos – Ó Deus, que, neste dia, mediante misteriosa estrela, revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as por sua luz até junto do Deus-Salvador pequenino, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário: