sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MENSAGEM DA III ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO

AUTÊNTICOS APÓSTOLOS DE CRISTO NA IGREJA E NO MUNDO (JOÃO PAULO II)

No início deste Ano Jubilar por ocasião do 50° Aniversário de Canonização de São Vivente Pallotti, nós membros da Terceira Assembléia Geral Ordinária da União do Apostolado Católico, representando os nossos irmãos e irmãs da União de todo o mundo, nos reunimos no Centro de Espiritualidade São Vicente Pallotti em Grottaferrata, Roma, para rezar, escutar, partilhar e trabalhar juntos como uma família para a glória infinita de Deus. 
Dos relatórios apresentados pelos Conselhos de Coordenação Nacionais ficamos contentes de colher como a idéia e o Carisma de São Vicente Pallotti vão se difundindo em todo mundo. Somos conscientes que a União é como uma semente que está crescendo em base às exigências e a cultura de cada uma das nossas realidades. Trabalhando todos juntos temos experimentado a força unificante entre leigos, irmãs, irmãos e sacerdotes, pessoas com mais idade e jovens. 

Invocamos o Espírito Santo para que derramasse sobre nós o vento e o fogo do Pentecostes para o nosso tempo, para que revitalize e reacenda o nosso espírito permitindo assim sermos Autênticos Apóstolos de Jesus Cristo na Igreja e no mundo de Hoje (cfr. EG p. 12; Ensinamento de João Paulo II, 09/01 [1986], p. 1899), verdadeiramente abertos ao chamado da Igreja para participar de todo coração na “Nova Evangelização”. Um dos maiores obstáculos para a Nova Evangelização é o risco de sentir-nos muito “cômodos” no Cenáculo. Desejamos como os Apóstolos, sairmos do Cenáculo para respondermos aos desafios do Século XXI que tem fome de Deus, da sua verdade, do seu amor e de uma experiência viva da espiritualidade de comunhão. Por este espírito somos todos chamados a deixar-nos transformar para depois podermos transformar; procurar comprometer-nos em iniciativas novas e criativas que dão expressões a novas formas de apostolado para responder às exigências do nosso tempo.

Sem o Espírito Santo não podemos cumprir esta missão à qual somos chamados: mas com Ele, com Maria, Rainha dos Apóstolos, Estrela da Nova Evangelização e com São Vicente Pallotti podemos plenamente fazermos a nossa parte contribuindo à Nova Evangelização nestes “tempos difíceis mas cheios de esperança” (Paulo VI, EN 82).

Sabemos que o Espírito Santo vai “onde é amado, onde é convidado, onde é esperado” (San Bonaventura, Discorsi, IV Domingo depois Páscoa, 2).

Queremos agradecer a todos aqueles que nos acompanharam durante estes dias com a oração, o sacrifício e a palavra de encorajamento. Agradecemos a todos vocês por todo o bom trabalho que fazem e pelo testemunho de serviço desinteressado que oferecem a toda a família palotina.

Pedimos que Deus continue a abençoar cada membro e colaborador da União do Apostolado Católico; conceda-lhes Ele uma esperança renovada no futuro, a coragem e o zelo necessários para enfrentar o amanhã como autênticos apóstolos de Cristo na Igreja e no mundo, em nossos tempos.

Nenhum comentário: