terça-feira, 3 de janeiro de 2012

VI Exposição Palotina de Presépios

Jesus Menino é homenageado com a VI Exposição Palotina de Presépios no interior do Rio de Janeiro, em Itaperuna/Brasil

Assim como em anos anteriores, a VI Exposição Palotina de Presépios atrai muitos visitantes.  A mesma acontece do dia 17 dezembro de 2011 a 01 de janeiro de 2012. E paralela a esta, em cada noite, funciona uma praça de alimentação com comidas típicas e música ao vivo, onde as pessoas e familiares se confraternizam após a visita a Exposição. Também foi apresentado encenação teatral e coral de crianças.



Os Presépios foram expostos na construção do Centro Pastoral Beato JP II, pertencente à Paróquia Palotina São Benedito em Itaperuna/RJ, se tornando a única atração que movimenta a cidade de Itaperuna durante o Natal, encorajando também o comércio a expor um Presépio nas vitrines para lembrar a todos quem é o Aniversariante.



Entre as várias amostras da Natividade do Senhor, estão aquelas adquiridas por amigos, padres e pessoas que se encantam com esta Cena; outras são de autoria de paroquianos (desde as crianças, coroinhas da Paróquia aos adultos e idosos da 4ª idade) e alguns são de outros países além dos provenientes das diversas regiões do Brasil. Muitas dessas amostras são confeccionadas reaproveitando material reciclável e da natureza apresentando releituras da cena da natividade. Os métodos de produção dos presépios, assim como suas inspirações e formas de expressão artística são os mais variados.




Interessante destacar que se buscou o respeito à vida na natureza reaproveitando o que estava no lixo para fazer parte de todo o cenário como jornal velho, as caixas de legumes de feira jogadas fora, os carinhos de pedreiro que tinham virado lixo, as garras pet (de plástico), os copos de plástico descartáveis, restos de madeira de obra, sacos de cimento na construção da gruta, palitos de picolé, caixa de papelão, vassoura, fibra de coqueiro, de bananeira entre outras. Além dos presépios há alguns adornos natalinos, como a árvore de Natal de renda do coqueiro e a de garrafa pet. Além de toda a igreja Matriz estar iluminada anunciando a chegada do Menino Jesus.



Importância da Exposição Palotina de Presépios para o interior do Rio de Janeiro.
O presépio é um dos símbolos mais conhecidos mundialmente, e o palotino, Pe. Estevão Lewandowski com alguns paroquianos lançou mão desta fama, atendendo ao pedido do Papa João Paulo II em 2004 quanto ao resgate de se construir presépios em casa. E imbuídos do carisma palotino, há seis anos, proporciona essa exposição de arte com este tema que agrada a todas as pessoas, para catequizar e levar cada visitante a meditar diante da Natividade do Menino Deus.



Famílias inteiras visitam os diversos presépios distribuídos pelo salão ainda em construção compartilhando das bênçãos e luzes que permeiam a Família de Nazaré em mais um Natal! Este é um evento que contempla todas as classes sociais, levando a cultura, o sentimento de paz, união e o amor que o Natal traz consigo.



Este ano de 2011, entre as 90 amostras de presépios, há desde miniaturas com 2 cm à amostra de 1m de altura.
M. Mercedes Barboza

Nenhum comentário: