domingo, 8 de janeiro de 2012

Comemoração do Padroeiro da Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus de Odivelas

Oito dias depois do nascimento, quando Menino Jesus foi circuncidado, recebeu o nome de Jesus. Nome que significa “Deus Salva”. A Paróquia de Odivelas neste dia celebra o seu padroeiro. As celebrações em honra ao Santíssimo Nome de Jesus começaram no dia 3 de janeiro, com Santa Missa solene celebrada pelos padres que trabalham na paróquia de Odivelas. Durante a celebração o pároco Pe. João Francisco Pietrus SAC apresentou o novo vigário, o recém chegado da Amazônia, Pe. Artur Karbowy SAC. Pe. João Francisco destacou que o nome do Menino já foi dado a conhecer a Maria na anunciação. Podemos imaginar com que ternura ela pronunciava o nome de seu Filho, e igualmente conhecemos, pela História, que muitos santos e santas fizeram do nome de Jesus as suas delícias e por ele orientaram a sua espiritualidade. Também nós podemos e devemos invocar o nome santíssimo de Jesus para nosso conforto e auxílio nas dificuldades.



Neste ano as celebrações do Padroeiro da Paróquia receberam um tempero palotino. Inspirado no exemplo de são Vicente Pallotti Pe. João Francisco convidou os fieis a participar nas celebrações com diferentes tradições e ritos da Igreja. No dia 5 de janeiro participamos da Divina Liturgia celebrada em rito Bizantino pelo Pe. Demetrius da Comunidade Greco - Católica Ucraniana. Paroquianos admiraram os bonitos cantos, muito incenso, riqueza das roupas litúrgicas e profundidade dos textos da liturgia. Pe. Demetrius lembrou que celebração é uma Missa católica celebrada no rito oriental.

Toda celebração foi feita em português, pois é importante que todos possam entender. Falando sobre o evangelho do dia Pe. Demetrius destacou que “discípulos encontraram Messias e querem compartilhar isso com outros. Falam para seus amigos: Encontramos Messias. Importante é encontrar o Messias e depois desse encontro temos o dever de partilhar essa experiência com outros”.
No dia seguinte a Missa foi presidida pelo Pe. Borges do Instituto de Odivelas. Sábado teve um momento especial quando as crianças da catequese inspirados no Museu de Será  fizeram ao redor da igreja da Divina Misericórdia um Museu Vivo apresentando em várias cenas a história do nascimento do Messias.








A celebração a noite foi presidida pelo Pe. Jovito Osalvo da Comunidade Católica Filipina, que mostrou para nós o calor da celebração do seu país.

Encerrando as celebrações do Padroeiro da Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus, no Domingo da Epifania do Senhor a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Delmar Barreiros responsável no Patriarcado de Lisboa pela pastoral dos estrangeiros.

“A Epifania é uma festa da luz - Cristo, que ilumina os homens e lhes dá o poder de se tornarem filhos de Deus. Esta celebração recorda a peregrinação da humanidade em direção a Jesus Cristo” lembrou Pe. Delmar.
Pe. Artur

Nenhum comentário: