sábado, 7 de janeiro de 2012

Informativo digital – nº4 – Janeiro 2012

UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO
Conselho Nacional de Coordenação
Um novo ano se inicia e para nós, membros da união, um ano muito importante, pois dia 20 c0meçam as comemorações do Jubileu de Canonização de São Vicente Pallotti. No informativo passado vimos algumas das programações do CNCB e nesse teremos a programação que veio de Roma. Também entre os dias 14 a 17 de Janeiro, acontecerá a III Assembléia Geral da União, em que serão eleitos os novos membros do Conselho Geral de Coordenação para o próximo triênio. Janeiro ainda é um mês muito importante, pois temos a festa do Oitavário da Epifania e o dia de São Vicente Pallotti. Aproveitemos esse novo ano para fortalecermos a nossa fé e concretizarmos a cada dia a União do Apostolado Católico no Brasil. Que Deus abençoe todos os trabalhos de vocês durante o ano de 2012.
Dario Ivatiuk Jr
Presidente do CNCB
50º ANIVERSÁRIO DE CANONIZAÇÃO DE SÃO VICENTE PALLOTTI
A comissão “Família Palotina em Festa” formada por membros dos três Conselhos Gerais e membros da União, organizou um cronograma geral para o jubileu. As celebrações iniciarão em 20 de janeiro de 2012 e terminarão em 20 de janeiro de 2013, com a possibilidade de acolher outras iniciativas da Família Palotina, até 20 de janeiro de 2014, em vista de uma renovação espiritual e apostólica.
Como tema geral do ano foi escolhido o tema da “santidade” em São Vicente Pallotti com o fim de aprofundar a sua experiência de espírito e realizar a desejada renovação espiritual e apostólica na vida de toda a União do Apostolado Católico. Toda a vida da União deverá convergir para este tempo forte e as iniciativas, que se realizarão, serão o instrumento através do qual se poderá realizar a renovação espiritual e apostólica para ser fiéis ao carisma que São Vicente deixou. Essa é a programação oficial que acontecerá em Roma, as atividades do Conselho Nacional
já foram apresentadas no informativo de Novembro.
1. ABERTURA DAS CELEBRAÇÕES PARA O 50º ANIVERSÁRIO
As celebrações da abertura do 50º aniversário iniciarão durante o Tríduo de preparação para a festa de S. Vicente Pallotti. As concelebrações eucarísticas se desenvolverão, segundo o seguinte calendário, em igrejas diferentes e significativas para a história e a identidade da União do Apostolado Católico, a fim de colocar de novo São Vicente no coração da Igreja romana:
- 19 de janeiro em San Carlo ai Catinari.
- 20 de janeiro em San Lorenzo in Damaso.
- 21 de janeiro em S. Maria in Vallicella (Chiesa Nuova).
- 22 de janeiro em São Salvador em Onda.
Nas celebrações do Tríduo serão inseridos os testemunhos dos diversos componentes da União: uma irmã, um padre ou um irmão, um leigo. A celebração do dia 20 de janeiro será presidida por Dom Júlio Akamine, Bispo palotino recém-consagrado. A celebração do dia 22 de janeiro, presidida pelo Padre Geral, Pe. Jacob Nampudakam, será precedida pelo Santo Terço que será transmitido diretamente pelo Rádio Maria. Foi solicitada ao S. Padre Bento XVI uma mensagem que sustente, encoraje e confirme a família palotina neste seu caminho de renovação espiritual e apostólico.
2. CONGRESSO DE ESTUDOS
De 15 a 19 de maio de 2012, foi previsto, sob os cuidados do Instituto Pallotti, um Congresso de Estudos internacionais sobre o tema da santidade.
3. BIOGRAFIA DE SÃO VICENTE PALLOTTI
Publicação de uma breve biografia atualizada de São Vicente Pallotti e difusão em todo o mundo como instrumento de formação para um maior conhecimento do Fundador. Por ocasião da publicação da biografia, serão organizados eventos públicos de apresentação em várias instituições, como o Colégio Urbano, o Seminário Romano, o Colégio Irlandês.
4. RETIRO DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO
Será organizado um retiro espiritual comum dos diversos componentes da União, a fim de rezar juntos e aprofundar o relacionamento de comunhão.
5. ANIMAÇÃO SÃO SALVADOR EM ONDA
Para a animação do Centro espiritual da União, ”São Salvador em Onda”, são previstas as seguintes iniciativas para acolher todos aqueles que virão a Roma, em especial:
- reavivar a Santa Missa semanal da União
- divulgar e ampliar a participação nos encontros bimestrais organizados pelo Instituto Pallotti.
- organizar um encontro de oração cada dia 22 do mês (12 num ano), assim feito: início com a S. Missa e continuação com a adoração eucarística. O encontro será confiado, cada vez, a um grupo da União para ser expressão concreta de unidade.
- acolhida dos peregrinos: calendário das visitas aos quartos, ao museu e das S. Missas a serem celebradas sobre o altar de São Vicente Pallotti; imprimir e colocar à disposição folhetos informativos sobre S. Vicente Pallotti e sobre a União e os itinerários em Roma sobre “os passos de S. Vicente Pallotti”.
6. ENCERRAMENTO DAS CELEBRAÇÕES DO 50º ANIVERSÁRIO
As celebrações oficiais de encerramento do 50º aniversário iniciarão, durante o Tríduo de preparação para a festa de São Vicente Pallotti, e atingirão o seu ponto culminante na comemoração do 50º aniversário da canonização, em 20 de janeiro de 2013. Para esta ocasião tão especial, ao fazer memória de quanto já aconteceu com o Papa João XXIII, foi convidado o Papa Bento XVI para uma solene concelebração de agradecimento pelos dons recebidos pela canonização de São Vicente.
As concelebrações eucarísticas do Tríduo serão em 4 diversas igrejas, conforme o seguinte calendário:
- 19 de janeiro: S. Lorenzo in Damaso
- 20 de janeiro: São Pedro
- 21 de janeiro: Espírito Santo dos Napolitanos
- 22 de janeiro: Sant´Andrea della Valle
Durante as celebrações do Tríduo, haverá a recordação de todos os Palotinos e das Palotinas defuntos, e os testemunhos dos que, em 20 de janeiro de 1963, estavam em S. Pedro para a canonização.
Comissão Família Palotina em Festa
NOTÍCIAS DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS
Em 2007 as Irmãs Missionárias Palotinas juntamente com membros leigos da UAC fundaram “A Associação Palotina para a Educação e cidadania” na periferia de Teresina, a capital de um dos estados mais pobres do Nordeste do Brasil. Um dos três projetos é chamado de "cursinho", onde aproximadamente 60 jovens estudantes de famílias pobres se reúnem para estudo em preparação ao vestibular e assim ingressar na universidade. Há muitas instituições privadas de "cursinhos", mas são acessíveis às famílias ricas. A Associação Palotina encontrou uma maneira de envolver os professores desempregados dandolhes um pequeno salário proveniente de contribuições dos estudantes. O número de alunos que passa no exame e são admitidos à Universidade demonstrou que este trabalho é bom e no início de cada, mais ou menos, 100 jovens se inscrevem para o "cursinho".
(Retirado do Boletim Scuole Pallottine, Nº2)
NOVOS MEMBROS
No dia 3 de dezembro, na cidade de Ilhéus, durante a celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. Antônio Junior Diogo, as leigas Ana Maria Soares dos Santos, Ivone Vitória Nunes Félix e Layala Vaz dos Santos Antonello fizeram o seu ato de Empenho Apostólico. Parabéns a elas e pedimos a Deus que abençoe a todas e ajude mais pessoas a realizarem o seu ato de Empenho.
ORDENAÇÕES E CONSAGRAÇÕES
No dia 8 de dezembro na cidade de Curitiba, aconteceram os primeiros votos de duas noviças palotinas. Elisangela Aparecida Reis e Viviane Gomes Ferreira, com sua consagração, também se tornaram membros da União. Irmã Elisangela começa sua missão em Moçambique e Irmã Viviane em Arapongas. Não deixemos de rezar por elas e por todas as Irmãs Palotinas para que continuem firmes nas suas missões.

No dia 18 de Dezembro de 2011, foi realizada a Ordenação Diaconal de seis diletos filhos de São Vicente Pallotti, presidida por Dom Julio Endi Akamine, SAC, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, no ginásio de esportes do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – INSA, em Cambé- Pr.
Os seis neo-diáconos são:
Diác. Alexandre Domingues de oliveira, SAC (Itambé-PR);
Diác. Anderson Rodrigues Henriques, SAC (Arapongas-PR);
Diác. Bruno Áthila Nascimento Silva, SAC (Codó-MA);
Diác. Érick Vinícius Pinheiro Barbosa, SAC (Teodoro Sampaio-SP);
Diác. Frederico Sócrates Bueno, SAC (Cambé-PR);
Diác. Manoel Santana Vieira, SAC (Mascote-BA).
“Eis que estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27)
Foi este o lema da ordenação, escolhido pelos diáconos para servir de exemplo em seus ministérios. De fato, diaconato tem por essência o serviço, sobretudo à Palavra de Deus e ao Santo Altar, e se o diácono não se encontra no meio do povo de Deus, intimamente unido a ele, esse serviço se torna impossível de acontecer e o ministério perde completamente o sentido. Oremos, para que estes nossos irmãos sejam servos bons e fiéis, diáconos santos e, futuramente, sacerdotes igualmente santos. Que vejam sempre em Maria o exemplo de humildade e de espírito de serviço. E que, seguindo o exemplo de nosso Santo Fundador Vicente Pallotti, tudo façam para a Infinita Glória de Deus, sua santificação, e de seus irmãos.
Fr. Luan Adison Capelari, SAC
NOTÍCIAS DA ÁFRICA
Recebam nossas saudações, carinho e saudades. Estamos bem, agradecidas ao Senhor por sua presença viva no meio do povo e por seu cuidado amoroso para conosco. Ele conhece bem a quem escolheu. Conhece e ama. Agradecidas, tentamos viver com fidelidade a missão que nos é confiada, oferecendo nossos dons e nossa fragilidade. Diante dos desafios que nos apresenta a realidade da missão e o nosso autosustento, - estamos buscando alternativas e queremos contar com vocês: Estamos aqui servindo o povo e colaborando com a Igreja local, em nome da Congregação e em nome da Igreja. Não estamos sozinhas. As nossas alegrias, as nossas lutas, as nossas difi·culdades... são de todos.
Aqui em Moçambique, como em qualquer parte do mundo, é dificil encontrar emprego. Antes, havia poucas pessoas com capacitação profissional no país. Era fácil para um estrangeiro encontrar emprego. Agora, o cenário mudou muito. Há muitos professores, por exemplo, e não há emprego para todos. A política que está sendo implementada é de não renovar contratos de estrangeiros, muito menos contratar novos. Nós estamos nessa situação, preocupadas e, sobretudo, ocupadas em buscar alguma forma de contribuir no autosustento. Neste sentido, estamos projectando uma escolinha para crianças de 4 a 5 anos no início de 2012. Para começar, no primeiro ano usaríamos uma sala da casa de formação que pensamos adaptar para tal fim. Uma das irmãs coordenará o trabalho e contaremos com a colaboração das formandas, pois provavelmente duas ingressarão no postulantado e interromperiam os estudos académicos. Se o resultado for positivo, tentaríamos depois fazer um projeto maior para construir instalações próprias para a Escolinha. Nos tomamos a liberdade de pedir a vossa colaboração, tentando envolver outras pessoas com as quais trabalham e partilham a vida. Por isso, estamos enviando a vocês (através do Pe. Lino e da sra. Cleusa) um pequeno Power Point feito com simplicidade e alegria, titulado Criacri Criança ajuda criança). Também há outras fotos das duas missões onde trabalhamos. Em primeiro lugar, é uma forma de fazer conhecer um pouco daquilo que as irmãs palotinas vivem e realizam em Moçambique. Em segundo lugar, pensamos que é uma maneira de sensibilizar para a solidariedade as pessoas com os que vocês trabalham no dia a dia, sem desmerecer todas-as outras iniciativas e-esforços vossos no mesmo sentido. Concretamente, o que estamos sugerindo é que cada pessoa participe com uma contribuição de 1 real por ano (sem inibir a generosidade de quem quiser dar mais... ) para o projeto da escolinha em Inharrime. Sabemos que cada pessoa tem já muito trabalho e não é nossa intenção dar-lhes mais ainda. Também sabemos que sempre há um espaço e um tempinho para o que consideramos importante, contando também com a colaboração de familiares, amigos/as, crianças, etc. Ajudem-nos a continuar essa missão que é de todos. Obrigada!
Agradecidas e fraternalmente unidas no carinho e na oração, pedimos a Jesus Apóstolo do Pai que
abençoe a cada um e nos faça sempre mais fiéis a Ele e ao seu Reino. Que Maria, Rainha dos apóstolos, e São Vicente Pallotti intercedam ao Pai por todos.
Pela comunidade
Ir. Lourdes Boufleuher, csac
Inharrime, 24 de Outubro de 2011

Nenhum comentário: