sábado, 21 de janeiro de 2012

Dez anos da Região Mãe da Misericórdia

No dia de 22 de janeiro, na festa de São Vicente Pallotti, nasceu, no seio da Sociedade do Apostolado Católico, mais uma congênere – a Região Mãe da Misericórdia, com a sede no Rio de Janeiro. Assim como uma criança o nascer traz em si a herança genética, os traços dos seu pais, assim também a nossa região ao ser fundada apresenta várias características adquiridas quando ainda fazia parte da Província Polonesa da Anunciação do Senhor.

Os nossos sinceros agradecimentos lhe dirigimos, como também, para os confrades da outra Província Polonesa de Cristo Rei. Em comparação com outras Províncias que atuam no solo Brasileiro, seja a de São Paulo (ano de fundação, 1953) ou a de Santa Maria (fundada no ano 1940), celebramos apenas 10 anos de fundação. Mas, lançando o nosso olhar para este breve período de tempo, podemos e devemos entoar um cântico “Te Deum” por todas as graças que recebemos do Altíssimo e, ao mesmo tempo, somos impelidos a expressar a nossa gratidão às pessoas eu ajudarem a construir esta breve história. Quais seriam as nossas conquistas ao longo dos 10 anos?


No campo das vocações – ao longo deste tempo, foram ordenados nove novos sacerdotes brasileiros, que hoje atuam nas diversas frentes da nossa atuação apostólica.
No ano que vem, mais cinco candidatos começarão a sua caminhada vocacional. As casas de formação funcionam graças a generosa ajuda dos benfeitores. Alguns dos novos  padres podem continuar os seus estudos em Roma.

No trabalho apostólico – missionário – por causas do bom trabalho que desenvolvemos em diversas dioceses, recebemos convites para ampliar a nossa presença no solo brasileiro. O que mais nos agradou, foi a realização do antigo sonho, e ao mesmo tempo um desafio, de iniciar os trabalhos no Estado de Minas Gerais. Aumentamos também a nossa presença no solo português.
A Devoção da Divina Misericórdia – uma das prioridades desde o nascimento da Região, foi divulgar esta devoção que revela a face misericordiosa do Pai. O mundo atual necessita muito conhecer a infinita misericórdia do Pai. Pelo decreto do nosso Arcebispo Dom Orani, a Igreja da Divina Misericórdia em Vila Valqueire, recebeu o titulo de Santuário Arquidiocesano, como o lugar da grande propagação desta devoção.
Mesmo com a presença de tantos padres jovens, podemos nos alegrar com o exemplo de entrega e dedicação dos sacerdotes idosos ou que sofrem de enfermidades.
Neste breve tempo, ao lado dos Padres Palotinos, surgiram muitos leigos que fazem parte da nossa família (UAC) e que se empenham para vivenciar o seu batismo tornando-se apóstolos neste mundo.
Temos consciência de que cometemos também vários erros, que sofremos algumas derrotas nas frentes das nossas atuações, mas às vezes as derrotas nos ensinam mais do que as fáceis vitórias. Com a humildade e muita esperança, olhamos para o futuro.

Temos a forte convicção e acreditamos que vamos crescer em número e santidade, diversificando a nossa presença e serviço apostólico. Certamente pode surgir uma pergunta: De onde nos vem esta confiança? “Alegrai-vos, pois, no Senhor. Mais uma vez eu digo: alegrai-vos, porque assim como fostes escolhidos e chamados para completar a obra de Deus, assim também Deus vos deu toda a graça e fé, que opera por meio da caridade, para que em tudo sejais fiéis ministros de Cristo. Então pela misericórdia do nosso Deus e pela graça do nosso senhor Jesus Cristo, produzireis fruto e o vosso fruto permanecerá na vontade de Deus” (São Vicente Pallotti, Epistolae Latinae, 1907, 20 – 26).
Pe. Jorge Chmielecki SAC
Superior Regional

Nenhum comentário: