sábado, 7 de janeiro de 2012

NOSSA FOLIA DE REIS

Na paróquia da Divina Misericórdia - RJ, há três anos iniciou-se uma bela tradição. Do dia seguinte ao Natal e até o dia de Reis um grupo de paroquianos começa, a partir da igreja, e vai caminhando e cantando pelas ruas do bairro.


Um morador chega à janela com um olhar curioso para saber de onde vem aquela melodia e ouve uma pergunta: “o senhor deseja que o padre abençoe a sua casa?” O padre é Jan Sopicki SAC, que com seu acordeão, brinda a todos com canções de Natal; quando o morador aceita podemos perceber algumas luzes na casa se acendendo. É feita uma breve apresentação dos paroquianos e, então, realiza-se a bênção do padre. Prosseguimos e o padre, incansávelmente com seu acordeão vai animando a caminhada. Cantamos mais um pouco, e percebemos que do outro lado da rua alguém nos chama: Vocês podem vir aqui? E assim à noite e horas vão passando.


Às vezes caminhamos mais de três horas! Nas residências onde houver doentes, rezamos em sua intenção Alguns moradores acabam se juntam ao grupo, e confidenciam ser a primeira vez que fazem “isso”, mas que estão gostando muito! Este ano, para nossa alegria a Srª Suzana Chen apareceu na varanda de sua casa e em seguida nos acompanhou com sua máquina fotográfica que com seu enorme talento conseguiu belíssimas fotos. Obrigada Suzana!
Marita Veiga

Nenhum comentário: