quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Romaria Ciclística ao Santuário de Aparecida

A Romaria Ciclística ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, chega a sua décima edição. Neste ano, um grupo de ciclistas partirá da cidade do Rio de Janeiro, no dia 29 de janeiro. Serão dois pontos de partida na Arquidiocese do Rio: o Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, e o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Haverá, ainda, um outro grupo de ciclistas que sairá da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Pendotiba, Niterói. Nesta edição será inaugurado um novo roteiro: o Caminho de Nossa Senhora, que ligará as cidades do Rio e Niterói a Aparecida do Norte, inspirado nos famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, e o Caminho da Fé, que passa por municípios de São Paulo e de Minas Gerais. Para abençoar e enviar os romeiros, no dia 29 de janeiro, às 7h, o arcebispo Dom Orani estará no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, e presidirá a Santa Missa. Após a missa, o primeiro grupo, composto por dez ciclistas, partirá em direção ao Santuário da Penha. À frente dos romeiros que sairão do Santuário da Divina Misericórdia está o pároco, Cristóvão Sopicki SAC. O grupo de Niterói, composto em sua maioria por ciclistas profissionais de mountain bike, é organizado pela Federação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro, e seguirá pela Via Dutra.
Os grupos se encontrarão nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Guaratinguetá, São Paulo, para seguirem juntos até a Basílica de Aparecida do Norte. A chegada em Aparecida do Norte está prevista para o dia 5 de fevereiro, antes das 16h, quando será celebrada uma missa com bênção aos ciclistas, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Esta será a primeira vez em que o trajeto da romaria passará por montanhas. O percurso é de aproximadamente 435 km, percorridos em sua maioria por estradas vicinais, passando pelas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Vassouras, Barra do Piraí, Nossa Senhora do Amparo, Quatis, Resende, São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida. 
A primeira excursão pelo novo roteiro terrestre tem como objetivo coletar mais informações sobre os locais por onde o Caminho passará, relacionando os possíveis pontos que servirão de apoio aos romeiros e as igrejas existentes nos arredores para que durante a peregrinação os fiéis tenham momentos de reflexão e oração. Também serão feitos levantamentos de possíveis riscos a serem encontrados no trajeto e da distância diária a ser percorrida, a fim de que seja cumprida a duração total prevista e haja informações sobre os custos necessários para hospedagem. A elaboração de um mapa detalhado e a sinalização do Caminho também estão previstas, o que poderá facilitar os peregrinos que posteriormente desejarem fazer a romaria pelo mesmo caminho a pé ou de bicicleta. O projeto, que está em sua primeira fase, conta com a criação da Associação dos Amigos do Caminho de Nossa Senhora. Posteriormente também haverá a criação de um website com informações detalhadas.

Nenhum comentário: