segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

30 anos de aparições em Kibeho

Cerca de 40 mil peregrinos de toda a região dos Grandes Lagos, bem como da Europa e dos Estados Unidos, participaram no dia 28 de novembro da Eucaristia comemorativa do 30º aniversário de aparição de Nossa Senhora em Kibeho (Ruanda). Estas são as únicas aparições de Nossa Senhora na continente africano reconhecidos pela Igreja. As aparições começaram no dia 28 de novembro de 1981.

As Comemorações do aniversário no Santuário de Nossa da Palavra começaram no dia 26 de novembro. Milhares de pessoas vieram para elas á pé percorrendo centenas de quilômetros. Os Peregrinos não pararam até mesmo com as chuvas tropicais que atingiram Ruanda estes dias. A Liturgia foi presidida pelo bispo do lugar, Dom Misago Augustin, e concelebrada por mais de 100 sacerdotes. Em sua homilia Dom Misago lembrou que a mensagem de Nossa Senhora da Palavra é um chamado para o arrependimento e reconciliação não só para a África, mas para todo o mundo.

Como apontado, o reitor do Santuário, Pe. Zbigniew Pawlowski SAC, durante a liturgia rezava-se especialmente pela paz e reconciliação. Indicando também o papel de Kibeho para a nova evangelização. "Santuário e aparições de Nossa Senhora em Kibeho são uma nova ferramenta para a Nova Evangelização, que tantas vezes nos incentiva Bento XVI. Isso é urgente não só para África, mas para toda a Igreja "- indica o missionário palotino responsável pelo Santuário. Ele acrescentou que a segunda coisa que o povo pediu durante as orações foi o milagre da reconciliação. "Acreditamos que Kibeho é lugar onde as pessoas se reúnem a partir de diferentes nações e tribos, para experimentar a verdadeira comunidade. Graças a isso a divisão que se sente na vida cotidiana deixará de ser visível, e isso ajuda também curar as feridas"- diz o padre Pawlowski.

Mostra também que "todos os esforços da Igreja vão nesta direção, para o santuário Mãe da Palavra que tornou-se um centro, que através da oração, reuniões, conferências e estudos vai trabalhar para a reconciliação das nações. Estou consciente que estes dois elementos: a necessidade de evangelização e ações para reconciliação foram fortemente enfatizadas durante a cerimônia de jubileu de 30anos de aparições e 10 º aniversário da aprovação pela Igreja ",acrescentou o palotino. Agora no santuário é necessário preparar mesmo humilde dormitório para os peregrinos. Este seria mais um passo no desenvolvimento da  infra-estrutura pois o primeiro foi o acesso livre para a água potável para as pessoas.

O Lugar das aparições em Kibeho é visitado a cada ano por 500 mil peregrinos de todo o mundo. O Trabalho pastoral do Santuário de Nossa Senhora de Kibeho foi confiada à Sociedade do Apostolado Católico (palotinos). No dia 25 de março de 2003, a Diocese Gikongoro e os padres palotinos assinaram um acordo de cooperação. Os primeiros padres palotinos chegaram para Kibeho no dia31 de agosto de 2003.

Nenhum comentário: