segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Procurais aqueles que se perderam

Terça-feira II semana do Advento (Mt 18, 12 – 14)

Fala-se que o homem que procura a Deus e que achar Ele é glória e mérito do homem. Mas o homem não procuraria Deus, se primeiro Deus não tivesse achado o homem. Quando estamos procurando Deus de verdade – fazemos isso, pois fomos tocados por Ele, guiados pela luz Dele e ajudados pela graça Dele. Sem a ajuda de Deus nada conseguimos. Por isso em lugar nenhum o Evangelho fala que o homem deve procurar a Deus, mas fala muito que Deus procura homem.
Jesus ta chegando para o mundo para – como falou – procurar o que estava perdido. Pois o homem muitas vezes se perde como ovelha perdida. Às vezes deixa o caminho, deixa a comunidade, entra em caminhos que levam para perdição. Às vezes é no caminho certo, mas não vai para frente, fica parado, ta olhando para todos os lados, procura e não sabe como andar para frente. Às vezes a tristeza e o desanimo estão parando ele. Às vezes parece que está indo para frente, mas sem pensamento, sem animação, andando junto com outros como uma ovelha dentro do rebanho, esquecendo sobre o sentido do seu caminho. Perdido é o homem que não cuida das suas obrigações.
Jesus ta chegando como Pastor que procura, chama e de novo acolhe em sua comunidade. Devemos deixar que Ele faça a missão de Pastor, devemos deixar que Ele nos encontre, para Ele mostrar para nós o nosso lugar e onde fica a nossa meta.
Pe. Artur

Nenhum comentário: