segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Faça-se em mim segundo a tua palavra

20 de dezembro (Lc 1, 26 – 38)

Durante o Advento nossa atenção precisa se voltar para Aquela, que dando o corpo humano para o Filho de Deus, foi a primeira co-participadora do mistério de Encarnação. Ela foi escolhida entre todas as gerações. Advento foi principalmente para Ela – mas Ela também foi aquela que fez acontecer o Advento. Por isso o anjo fala para ela diferente do que para Zacarias: fala como o mensageiro com a Mãe de Deus, com a sua Rainha.
Tem coisa incrível: a Palavra de Deus esta esperando a resposta da palavra humana; a encarnação da Palavra de Deus depende  da resposta da pessoa que ninguém conhece. Maria é livre e pode responder: não! Desculpa Senhor, não entendo, tenho medo, não me sinto com força para conseguir cumprir essa responsabilidade. Isso seria de acordo com sua humildade e Deus entenderia isso e perdoaria.
Mas Maria respondeu: Faça-se em mim segundo a tua palavra. Essa é a bendita resposta para nossas esperanças, essa foi a  resposta que satisfez os  desejos e saudades de todos os povos. Muito depende da livre vontade do homem, da concórdia com vontade de Deus... Nisso devemos lembrar, pois em cada momento também nós, aceitando a vontade de Deus, estamos ajudando – pode ser que inconsciente – a realizar o projeto de Deus.
Pe. Artur

Nenhum comentário: