quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Informativo digital – nº3 – Dezembro 2011

UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO Conselho Nacional de Coordenação

Final do ano se aproxima, é tempo de avaliar o nosso trabalho, ver o que deu certo e o que precisa melhorar. Também é o momento de planejarmos as atividades para o próximo ano. A partir desse informativo estaremos abrindo espaço para que possam dar suas sugestões e críticas sobre o informativo e assim podermos melhorar a nossa comunicação. Mais uma vez peço que ajudem a divulgar o informativo e que enviem a todos os membros da União.
Que todos tenham um Feliz e Santo Natal e que nos preparemos para 2012, ano em que se iniciam as comemorações do Jubileu de canonização de São Vicente Pallotti, que será comemorado em 20 de janeiro de 2013.

 Dario Ivatiuk Jr
Presidente do CNCB

I ENCONTRO DO CONSELHO NACIONAL DE COORDENAÇÃO DA UAC DO BRASIL COM OS CONSELHOS DAS COMUNIDADES DA UAC
Nos dias 14 e 15 de novembro aconteceu o I Encontro do Conselho Nacional com os Conselhos das comunidades da UAC, em Curitiba. Participaram representantes das províncias dos Padres, das Irmãs, do ISAC (Instituto Secular do Apostolado Católico), JP (Juventude Palotina) e todo o CNCB. O objetivo desse encontro era a programação em conjunto do Jubileu de Canonização de São Vicente Pallotti, que se inicia em 20 de janeiro de 2012 e termina com a comemoração dos 50 anos de Canonização em 2013. Outros temas também foram tratados. Foi apresentado o novo regulamento do CNCB modificado na III Assembleia Nacional e aprovado pelo Conselho Geral em maio. Joaquim Accioly, tesoureiro do CNCB, falou sobre a situação financeira da UAC e a contribuição anual que cada membro deve fazer para o Conselho Nacional. Essa contribuição foi aprovada na I Assembleia Nacional e corresponde a 10% do salário mínimo nacional que deve ser paga até o dia 10 de dezembro de cada ano.
O tema da Formação também foi discutido. A UAC tem uma equipe de formação responsável por preparar materiais de formação. Atualmente ela está em processo de reestruturação, pois a Promotora de Formação, nome dado ao responsável de cada país, encontra-se numa missão na África. 
A Juventude Palotina, representada pelo Julio Aparecido Lourenço, também expos os trabalhos dos jovens, a participação na pré-jornada mundial da Juventude que aconteceu em Odivelas, o congresso de 40 anos da JP que aconteceu em Cambé – PR, e as perspectivas para a jornada mundial da Juventude no Rio em 2013.
Sobre o Jubileu foram expostas as atividades que as comunidades já haviam programado e foi proposto algumas atividades a nível nacional. Uma vigília no dia 25 de maio de 2012, véspera da Festa da Rainha dos Apóstolos, que acontecerá simultaneamente em todas as comunidades. Para dar um sinal de unidade, a vigília será iniciada com a oração da Rainha dos Apóstolos. A outra atividade é uma grande concentração em Aparecida, no dia 26 de janeiro de 2013, para encerrar o ano de comemorações. Para organizar esse encontro foi montada uma comissão coordenada pelo Pe. Denilson Geraldo e composta por um membro de cada província ou região dos padres e irmãs palotinas e um leigo.
A avaliação que se fez desse encontro foi muito positiva e já foi marcado o II encontro no próximo ano, nos dias 24 e 25 de novembro, no mesmo local. 
Dario Ivatiuk Jr
Presidente do CNCB
O LADOME É A CASA
Desde o primeiro momento que meu, então Superior Provincial, Pe. Julio Endi Akamine, SAC, hoje, Bispo Auxiliar de São Paulo, me pediu que eu servisse ao Lar dos Meninos, senti que estava diante da possibilidade de fazer algo a favor da infância.
Ao chegar em Presidente Prudente, tive uma bela constatação: a Sociedade Civil Lar dos Meninos, essa obra de Deus construída por mãos humanas, tem a minha idade. Somos ambos de 1957. Entendi que isso poderia ser uma ligação “umbilical”.
No curto espaço de tempo, que estive a frente do Ladome, fiz boas descobertas. Vi pessoas inteiramente comprometidas com o Lar; vi funcionários trabalhando com espírito de desprendimento e entrega, como se fossem voluntários de uma causa. Vi crianças vivendo em nossos abrigos como se fossem suas próprias casas. Encantadoramente pude ver crianças, embora tão pequenas, manifestando gratidão pelo que receberam e vêm recebendo de nosso Lar. Vi mães sociais e famílias acolhedoras atuando com o vero espírito familiar. Vi projetos acontecendo e também pedindo “socorro” para continuar se desenvolvendo. Vi poderes públicos que encaram o Ladome como um orgulho da cidade. Mas vi, também, que temos que crescer muito nesse campo tão vasto das políticas públicas. 
O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi a própria natureza do Lar dos Meninos. Nossa entidade promove vários projetos: atende dezenas de crianças nos abrigos, atende centenas delas em nossas creches, promove grupos adolescentes de meninos e meninas, não se esquece dos idosos, ampara outras centenas de famílias carentes, mas, tudo é feito em função da criança, que precisa fazer uma experiência positiva de vida familiar na casa. Tudo o que fazemos é para que esta experiência se realize. Para que, em um dado momento, desapareça a experiência e a criança seja reinserida no convívio familiar. Neste sentido, pude ver que o método do Lar dos Meninos é a própria casa, isto é, vivendo na casa, a criança encontra o calor humano que promoverá o verdadeiro amor fraterno.
O Lar dos Meninos nasceu com os Padres Palotinos e se estabeleceu com o trabalho voluntário de Leigos, mulheres e homens, Palotinos. Os sete meses que estive no Ladome, me deu a convicção de que essa obra é Palotina e tem tudo para ser uma expressão clara da União do Apostolado Católico. Que Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, padroeira da União e São Vicente Pallotti, fundador da UAC nos dê a graça de tornar isso a mais pura realidade.
Pe. José Elias Fadul, SAC.
Reitor Provincial da Província São Paulo Apóstolo
NOVOS MEMBROS
Nos últimos meses tivemos a admissão de novos membros a União. No dia 23 de outubro 7 novos membros foram admitidos em Arapongas e no dia 13 de novembro, em Campo Grande, 2 leigos fizeram o seu ato de empenho. Atualmente a UAC conta com 263 membros empenhados.
CLCs de Arapongas e Campo Grande
IRRADIADOS NA NOITE DE DOMINGO
Um grande acontecimento irradiou a noite do dia 20 de Novembro de 2011, domingo. Na festa de Cristo Rei, no belíssimo pátio interno do Colégio Máximo Palotino, celebramos a Eucaristia em ação de graças pelos trabalhos apostólicos realizados neste ano. Muitas congregações religiosas, sacerdotes diocesanos e palotinos, comunidades, grupos de jovens, seminaristas, leigos e leigas estavam presentes dando um verdadeiro espírito de “unidade”. Foi uma festa eucarística com diversidade de carismas, com grande espírito de comunhão, assim, vivenciamos o pedido de Jesus Cristo, que se mostra no profundo desejo de São Vicente Pallotti: chegarmos a ser um só rebanho sob um único supremo Pastor. A noite se tornou mais especial com a participação dos alunos da Escola de Música Girassol e seus violões animando a nossa liturgia. Cada rito da celebração foi momento de verdadeira inspiração em nossos corações. Ainda, em comemoração ao dia do leigo (a), três pessoas renovaram o Ato de Empenho na UAC, no qual, em poucas palavras expressam-nos o que sentiram:
André Cremonezi: Renovar o Ato de Empenho Apostólico na União do Apostolado Católico – UAC – representou, antes de tudo, um sentimento de liberdade e completa acolhida. Comungar da graça do Batismo, sentindo-se re-convidado pelo "Apelo ao Povo", é reconhecer-se acolhido em minha pequenez e limitações, em nome de um projeto maior: a evangelização, independentemente de onde esteja e em que condição me encontre. À UAC, Obrigado!
Leni Bressan: Nesta noite o sonho de São Vicente Pallotti se fez presente na celebração e ao renovar o Ato de Empenho, percebi o quanto vale a pena propagar o carisma de nosso fundador no apostolado.
Iza Ouriques: Ao renovar o ato de empenho na União do Apostolado Católico, juntamente com a Leni e o André, em significativa celebração Eucarística com a presença de grande diversidade de carismas, senti o sonho de unidade de São Vicente Pallotti vivo e atual e, isto, impulsiona-me a reavivar-me na fé e na caridade, na esperança de ser onde eu estiver seguidora de Jesus Cristo Apóstolo do eterno Pai dentro das minhas limitações.
Portanto, O nosso agradecimento a todos que participaram desta linda festa eucarística, principalmente, à UAC - Conselho Local de Coordenação, à irmã Eliane (Irmãs de Maria de Schoenstatt) e sua equipe que se doaram na organização e, assim, como batizados continuemos a nossa caminhada cristã, acreditando cada vez mais em Jesus Cristo como Rei do Universo, e engajados em manter viva a nossa fé cristã segundo São Vicente Pallotti.
Ivanildo Magalhães SAC
CLC - Santa Maria/RS

VISITA DO PRESIDENTE DO CNCB AO RIO DE JANEIRO
Com muita alegria o Presidente do Conselho Nacional da UAC, Dario Ivatiuk Jr, visitou nosso Seminário Maior Palotino, aqui nesta Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro.
Esteve também com os Conselhos Locais de Niterói, encontrando-se com todos os amigos, conhecidos... nossos irmãos ligados à União.

Aqui em nosso Seminário, a pedido do Reitor Pe. Daniel Luz Rocchetti, Dario encontrou-se com os seminaristas e os postulantes, para que, em uma noite de esclarecimentos e conversa, pudesse explicar a atualidade do carisma de Pallotti e a sua concretização, isto é, sua atual situação aqui no Brasil e no Mundo. A sua exposição, profunda, clara e revigorante foi bastante informal, como uma conversa, o que permitiu com que os estudantes da casa de formação se sentissem à vontade para perguntar, criticar, partilhar e... pode-se dizer, entusiasmar-se novamente pelo carisma e a UAC. 
É certo que tal encontro ecoou fundo na história vocacional de cada seminarista, levando-os a renovar em si o sonho que Pallotti sonhara e que, hoje, se está concretizando.

A UAC, enfim, como disse um dos jovens palotinos, muito mais do que fazer um algo a mais é o assumir de uma consciência nova, um estilo novo de viver a fé cristã! 
Convidamos cada palotino e palotina que queira nos conhecer e conhecer o Rio. Nós e o Cristo, lá do alto do Corcovado, abrimos nossos braços para um abraço fraterno!
Pe. Daniel Rocchetti
Reitor do Seminário
IV SEMANA JOVEM PALOTINA
É com imensa alegria que a Coordenação Nacional da Juventude Palotina do Brasil através de sua Comissão Nacional de Formação convida VOCÊ a participar da IV Semana Jovem Palotina a ser realizada nos dias 06 a 13 de Janeiro de 2012 na Cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, nas dependências do Seminário Palotino - Mãe do Divino Amor.
Mais informações pelo site www.juventudepalotinabrasil.com.br 

Nenhum comentário: