sábado, 3 de dezembro de 2011

O reino dos céus está próximo

Sábado I semana do Advento (Mt 9, 35 – 10, 1..5.6 – 8)

Escutamos que Jesus anunciou o Evangelho do reino e enviou os apóstolos para anunciar a proximidade desse reino. O Reino anunciado por Jesus e enviado por Ele é chamado Reino de Deus, ou Reino dos Céus. Esse reino é a vitoria dos valores que proclamava Jesus; o Reino Dele é a verdade, justiça, santidade, paz com Deus e com homens, e acima de tudo, amor.
O centro do mistério desse Reino é a presença de Jesus Cristo. O Reino Dele tem três etapas e em cada uma delas descobrimos a presença de Jesus. A Primeira etapa é a vida de nosso Senhor Jesus na terra; a segunda é a vida da Igreja; a terceira é a chegada de Jesus no fim dos tempos para o reinado da verdade, justiça e amor acontecer.
Quando Jesus fala que esse Reino está próximo – isso significa que aproximou- se para os homens Ele próprio, quando veio ao mundo como homem. Estamos sentindo essa proximidade de modo especial durante o Advento, quando esperamos a vinda do Senhor – essa vinda acontece na Igreja através do sinais sacramentais.
A Proximidade do Reino de Deus depende também de nós mesmos. Todos nós estamos com sede da verdade, de paz, da justiça, do amor – então temos saudade do Reino de Deus. A  Coisa mais importante é que essa verdade, justiça, amor precisam acontecer principalmente em nosso coração, em nossos atos, em nossa vida. Assim o Reino de Deus esta perto de nós e dentro de nós.
Lembramos disso quando pedimos: Venha a nós o vosso Reino.
Pe. Artur

Nenhum comentário: