quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lâmpada que estava acesa a brilhar

sexta-feira 3 semana do Advento (Jo 5, 33 – 36)

Muito nobre foi o elogio para João Batista que ele foi uma lâmpada que estava acesa e brilhava. Pode-se brilhar sem ser aceso, pode-se brilhar com luz artificial ou a luz dos outros. Esse brilho pode-se até admirar, mas ele não esquenta e não acendem os outros.
Todos são chamados para dar testemunho sobre Jesus que esta chegando. O Testemunho não vai ser eficaz quando limitamo-lo só para palavras, mesmo palavra sabia, bonita. Jesus estava censurando aqueles que falam e não praticam. Também não sempre só os atos se tornam testemunho, pois podemos fazer, mas sem empenho, sem a própria consciência que isso é certo, fazer alguma coisa só por causa do costume. Esse homem brilha, mas não acende outros.
A Força que pode mudar mundo, as pessoas encontram- se dentro de nós: essa força é nossa vida espiritual. Para acender a lâmpada que encontra- se em outras pessoas precisamos nós mesmo ser acesos e ser alimentados pela chama da primeira fogueira da verdade e amor  - pelo pessoal contato com Deus. Precisamos acender nossa alma, inteligência, coração, vontade por esses meios da vida espiritual como oração diária, comunhão eucarística, retiros, leitura orante, lembrar sobre a presença de Deus. Através dessas praticas que a pessoa torna- se lâmpada que brilha cada vez mais, que é acendida através da chama do coração cheio de verdade e amor.
No altar temos exemplo da lâmpada acesa pelo sacrifício de Jesus. Dessa chama devemos acender nosso coração, para dar autêntico testemunho de Jesus, que esta chegando e que já está presente.
Pe. Artur

Nenhum comentário: