terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Será de verdade o jugo?

Quarta-feira II semana do Advento (Mt 11, 28 – 30)

Muita gente acha que as virtudes Evangélicas apresentadas por Jesus, como: a pobreza, castidade, obediência, mortificação, abstinência – é coisa só para alguns, para os escolhidos ou até mesmo para ascetas.  A pessoa comum, só quer mesmo observar os Dez Mandamentos de Deus – já esta cheio de jugos e fardos; para que carregar ainda jugo de luxo que deveria ser  para religiosos e religiosas, monges, ascetas. Pode ser que não entendemos as palavras de Jesus: O meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Só que as regras de Jesus não é somente para religiosos e monges. Cada cristão é chamado para praticar a paciência, paz, justiça... Para grande amor nenhum jugo ou fardo é pesado de mais; então quando pensamos que Jesus é exigente de mais em suas obrigações é bom refletir: será que de verdade estou amando Ele?
Precisamos olhar para a Boa Nova que Jesus trouxe com a realidade. Evangelho não é uma lista de exigências de Deus, mas um conjunto das graças de Deus. No Evangelho Jesus traz para nós a explicação de vários problemas da vida e dá sentido para eles; esta trazendo também animo e seu próprio exemplo para imitar Dele; esta trazendo todas as graças e ajuda para vencer essas dificuldades. Se os Mandamentos de Deus são em várias ocasiões difíceis para observar – então como seria possível observar eles sem ajuda dos meios que Jesus coloca para nós: paciência, humildade, vida passiva? Eles não são pesados para nós, não atrapalham, mas ajudam a observar os Mandamentos de Deus. Se eles são algum jugo – com o peso desse jugo ainda ninguém quebrou; mas que os aceitou, teve a plenitude de seu crescimento espiritual.
Pe. Artur

Nenhum comentário: