sábado, 17 de dezembro de 2011

50º ANIVERSÁRIO DA CANONIZAÇÃO DE SÃO VICENTE PALLOTTI

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DAS CELEBRAÇÕES DO 50º ANIVERSÁRIODA CANONIZAÇÃO DE SÃO VICENTE PALLOTTI

No dia 16 de maio deste ano, por ocasião do encontro dos Três Conselhos Gerais das Comunidades de Fundação e o Presidente do Conselho de Coordenação Geral da União do Apostolado Católico, foi criada a Comissão “Família Palotina em festa” para elaborar “um programa comum, considerar as iniciativas locais e coordenar os eventos celebrativos particulares, em Roma, no Centro de Espiritualidade, “São Salvador em Onda”.
No encontro, além disso, ficou estabelecido que as celebrações do 50º Aniversário da Canonização “iniciarão em 20 de janeiro de 2012 e terminarão em 20 de janeiro de 2013, com a possibilidade de acolher outras iniciativas da Família Palotina, até 20 de janeiro de 2014, em vista de uma renovação espiritual e apostólica”. Em sintonia com as indicações recebidas, a Comissão elaborou um programa de iniciativas para as celebrações do 50º aniversário da Canonização e que foram aprovadas no encontro dos Três Conselhos Gerais das Comunidades de Fundação, em outubro de 2010. O ponto de partida do trabalho da Comissão foram as numerosas sugestões apresentadas e chegadas, de muitas partes, cuja maior parte são realizáveis no período previsto para as celebrações e por todo o ano 2013. Como tema geral do ano foi escolhido o tema da “santidade” em São Vicente Pallotti com o fim de aprofundar a sua experiência de espírito e realizar a desejada renovação espiritual e apostólica na vida de toda a União do Apostolado Católico.
Celebrar a festa pelos 50 anos da canonização de São Vicente Pallotti suscita, no ânimo de cada um e de todos, o desejo de entrar em seu coração e reconhecer nele a habitação de Deus. É um desejo que impele também o nosso coração a interrogar-nos sobre qual seja a raiz, a alma da santidade, de toda santidade, da nossa santidade; mas qual é a resposta? Viver plenamente a vida e a experiência evangélica, exatamente como fez São Vicente durante a sua existência terrena. Ele tornou-se santo, porque viveu plenamente a caridade, soube amar e seguir Cristo na vida cotidiana; e por ele compreendemos que é possível para todos nós percorrer esta estrada. Por este motivo toda a vida da União deverá convergir para este tempo forte e as iniciativas, que se realizarão, serão o instrumento através do qual se poderá realizar a renovação espiritual e apostólica para ser fiéis ao carisma que São Vicente deixou. Aderindo a estes propósitos, a Comissão elaborou um programa que prevê:
1. os eventos específicos a se realizarem em Roma e em São Salvador em Onda, Centro Espiritual da União;
2. o programa das iniciativas locais, já organizadas, e as propostas a difundir para expressar uma mesma identidade e uma modalidade comum de viver este 50º.

EVENTOS EM ROMA E EM SÃO SALVADOR EM ONDA
Os eventos de Roma se concentram na renovação espiritual e apostólica da União e na movimentação e atuação de São Salvador em Onda, Centro Espiritual da União, como lugar de oração e de acolhimento de todos os que desejam compartilhar este tempo forte de renovação 1 Sugestões dos Três Conselhos Gerais das Comunidades de Fundação (16 de maio 2011) 2 Sugestões espiritual, de agradecimento pelos dons recebidos e de louvor pela canonização de Vicente Pallotti.

A seguir, são brevemente ilustrados os eventos projetados.
1. ABERTURA DAS CELEBRAÇÕES PARA O 50º ANIVERSÁRIO
As celebrações da abertura do 50º aniversário iniciarão durante o Tríduo de preparação para a festa de S. Vicente Pallotti. As concelebrações eucarísticas se desenvolverão, segundo o seguinte calendário, em igrejas diferentes e significativas para a história e a identidade da União do Apostolado Católico, a fim de colocar de novo São Vicente no coração da Igreja romana:
- 19 de janeiro em San Carlo ai Catinari.
- 20 de janeiro em San Lorenzo in Damaso.
- 21 de janeiro em S. Maria in Vallicella (Chiesa Nuova).
- 22 de janeiro em São Salvador em Onda.
Nas celebrações do Tríduo serão inseridos os testemunhos dos diversos componentes da União: uma irmã, um padre ou um irmão, um leigo. A celebração do dia 20 de janeiro será presidida por Dom Júlio Akamine, Bispo palotino recém-consagrado. A celebração do dia 22 de janeiro, presidida pelo Padre Geral, Pe. Jacob Nampudakam, será precedida pelo Santo Terço que será transmitido diretamente pelo Rádio Maria. Foi solicitada ao S. Padre Bento XVI uma mensagem que sustente, encoraje e confirme a família palotina neste seu caminho de renovação espiritual e apostólico.

2. CONGRESSO DE ESTUDOS
De 15 a 19 de maio de 2012, foi previsto, sob os cuidados do Instituto Pallotti, um Congresso de Estudos internacionais sobre o tema da santidade.

3. BIOGRAFIA DE SÃO VICENTE PALLOTTI
Publicação de uma breve biografia atualizada de São Vicente Pallotti e difusão em todo o mundo como instrumento de formação para um maior conhecimento do Fundador. Por ocasião da publicação da biografia, serão organizados eventos públicos de apresentação em várias instituições, como o Colégio Urbano, o Seminário Romano, o Colégio Irlandês.
4. RETIRO DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO
Será organizado um retiro espiritual comum dos diversos componentes da União, a fim de rezar juntos e aprofundar o relacionamento de comunhão.

5. MISSÕES NAS PARÓQUIAS DE ROMA
Durante o ano, será feita uma Missão Popular nas várias paróquias de Roma, onde haja párocos dispostos a acolher nossa proposta de fazer conhecer S. Vicente Pallotti e a União. As missões serão iniciadas pelas paróquias palotinas, presentes no território, e serão criadas equipes formadas por sacerdotes e/ou irmãos, irmãs, leigos que, após adequada formação na preparação organizativa, estejam prontos a dar juntos testemunho da realidade e do significado da União.

6. ANIMAÇÃO SÃO SALVADOR EM ONDA
Para a animação do Centro espiritual da União, ”São Salvador em Onda”, são previstas as seguintes iniciativas para acolher todos aqueles que virão a Roma, em especial: 
- Publicação sob os cuidados do Instituto Pallotti
- reavivar a Santa Missa semanal da União
- divulgar e ampliar a participação nos encontros bimestrais organizados pelo Instituto Pallotti.
- organizar um encontro de oração cada dia 22 do mês (12 num ano), assim feito: início com a S. Missa e continuação com a adoração eucarística. O encontro será confiado, cada vez, a um grupo da União para ser expressão concreta de unidade.
- acolhida dos peregrinos: calendário das visitas aos quartos, ao museu e das S. Missas a serem celebradas sobre o altar de São Vicente Pallotti; imprimir e colocar à disposição folhetos informativos sobre S. Vicente Pallotti e sobre a União e os itinerários em Roma sobre “os passos de S. Vicente Pallotti”.

7. ENCERRAMENTO DAS CELEBRAÇÕES DO 50º ANIVERSÁRIO
As celebrações oficiais de encerramento do 50º aniversário iniciarão, durante o Tríduo de preparação para a festa de São Vicente Pallotti, e atingirão o seu ponto culminante na comemoração do 50º aniversário da canonização, em 20 de janeiro de 2013. Para esta ocasião tão especial, ao fazer memória de quanto já aconteceu com o Papa João XXIII, foi convidado o Papa Bento XVI para uma solene concelebração de agradecimento pelos dons recebidos pela canonização de São Vicente. As concelebrações eucarísticas do Tríduo serão em  diversas igrejas, conforme o seguinte calendário:
- 19 de janeiro: S. Lorenzo in Damaso
- 20 de janeiro: São Pedro
- 21 de janeiro: Espírito Santo dos Napolitanos
- 22 de janeiro: Sant´Andrea della Valle
Durante as celebrações do Tríduo, haverá a recordação de todos os Palotinos e das Palotinas defuntos, e os testemunhos dos que, em 20 de janeiro de 1963, estavam em S. Pedro para a canonização.
PROGRAMAS LOCAIS E PROGRAMAS COMUNS
1. PROGRAMAS LOCAIS
Os diversos componentes da União (SAC, Congregações das Irmãs, CCN) já iniciaram ou já definiram os programas locais das celebrações que poderão ser estendidas até o 20 de janeiro de 2014. Estes programas e as iniciativas relacionadas com eles, especialmente para os eventos de abertura e de encerramento, deverão ser comunicados à Comissão que os fará conhecer, com os meios disponíveis, a fim de fazer uma contínua troca de informações e notícias que, durante este ano, ajudem a partilha e a participação.
Em particular, pensa-se em sugerir:
- valorizar e incentivar a celebração do Oitavário e da festa da Epifania de modo renovado e mais solene;
- convidar as Universidades palotinas e os Institutos Pallotti para promover localmente simpósios, dias de estudo, etc.;
- realizar localmente um encontro de oração cada dia 22 do mês (12 num ano); Sugestões dos Três Conselhos Gerais das Comunidades de Fundação (16 de maio 2011)
- realizar localmente uma Missão Popular nas varais paróquias, palotinas e não palotinas;
- organizar um retiro espiritual comum dos diversos membros locais da União;
- preparar um encontro internacional de jovens, em Rio de Janeiro, junto com a Jornada Mundial dos Jovens de 2013, e participar na mesma.

2. PROGRAMAS COMUNS
Como sustentação das iniciativas locais, foram realizadas, sob os cuidados da Comissão, as seguintes iniciativas comuns:
- para partilhar durante este ano o valor da santidade foram realizados um “logo” e um “slogan”. O slogan escolhido é a frase: “Fazei resplandecer a santidade de Deus” (cf. Evangelho de Mateus);
- foi preparada uma oração jubilar comum de caráter universal para recitar em toda a UAC durante o ano;
- foi preparada uma ladainha de São Vicente Pallotti para toda a União, sob o cuidado da Comissão Litúrgica da S.A.C.
- será preparado um calendário anual das iniciativas;
- será posto à disposição do material de divulgação utilizado para os eventos de Roma e São Salvador em Onda;
- será promovido um “gesto concreto” de ajuda a quem está em dificuldade que expresse a comunhão entre os diversos componentes da União e simbolicamente manifeste o caminho espiritual feito durante este ano jubilar. As escolhas e as prioridades serão individualizadas pelos três Conselhos gerais e pelo Conselho de Coordenação Geral da União do Apostolado Católico;
- será preparada uma “folha” de comunicação que seja instrumento de animação/reflexão comum sobre o caminho de santidade e instrumento de atualização sobre a vida deste ano. Por esta ocasião foram postos à disposição vários tipos de comunicação (cf. sito web) e podese contar com a colaboração do Secretariado Geral da União através das contribuições que serão oferecidas através dos Informativos “Apóstolos Hoje” e “Noticiário UAC”.
3. COMUNICAÇÃO
Estreitamente ligado à preparação dos programas comuns a toda a União é o tema da comunicação, interna e externa. Para a comunicação externa será necessário ativar todos os canais de informação tradicionais e especiais, nacionais e internacionais, utilizando as diversas profissionalidades presentes na União como também os conhecimentos possuídos neste campo para tornar sempre mais presente São Vicente na vida do nosso tempo. Para a comunicação interna, é indispensável utilizar os meios que a tecnologia hoje coloca à disposição com positivos resultados quanto à transmissão imediata das comunicações e a possibilidade de alcançar o maior número de pessoas. Por este motivo foi encaminhada a realização técnica de um site web temporâneo ao cuidado do Engineering College de Nagpur (Índia) com a esperança de poder utilizá-lo nos primeiros dias de janeiro de 2012, ao passo que uma “redação web” proverá a elaboração dos conteúdos, a inserção e atualização das comunicações, as traduções a serem feitas. O site web será principalmente um instrumento para fornecer informações e notícias da parte da Comissão “Família Palotina em festa” sobre as celebrações e sobre o desenvolvimento do ano jubilar e para receber de todo o mundo onde se encontra a família palotina as notícias e as informações sobre as iniciativas locais. O mote do site deve ser “todos e em toda a parte”, isto é, deve conseguir alcançar todos os membros da família palotina onde quer que se encontrem. Podemos assim derrubar as barreiras do espaço e do tempo, para poder viver “virtualmente” Província Indiana da SAC “Epifania do Senhor”. Unidos e ao mesmo tempo a experiência do ano jubilar, seja nos eventos que se realizarão seja na realidade espiritual que lhes coloca pano de fundo. Além disso, através do site se poderá conseguir também um outro objetivo: aquele de fazer conhecer mais profundamente e detalhadamente no exterior, no mundo, São Vicente Pallotti, a sua espiritualidade e a família que dele nasceu.
NOTAS ORGANIZATIVAS
Aguardando a ativação do site internet dedicado, as comunicações serão feitas através de:
- publicações pelos sites web das Comunidades da fundação
- e-mails que serão distribuídos através dos Três Conselhos Gerais das Comunidades de fundação e o Secretariado Geral. Neste período inicial podem ser contatados os seguintes endereços e-mail:
Sociedade do Apostolado Católico info@sac.info
Irmãs do Apostolado Católico armida3it@yahoo  
Irmãs Missionárias do Apostolado Católico secgen_msac@tin.it
União do Apostolado Católico uac@uniopal.org
Sugerimos, além disso, ao Conselho de Coordenação Geral da União do Apostolado Católico e às Comunidades Religiosas que indiquem uma pessoa de referência para manter os contatos e informar a Comissão sobre as iniciativas que localmente serão realizadas. Todo o material produzido durante este ano será conservado para a história futura, nos arquivos do Secretariado Geral da União. Com sucessivas e periódicas comunicações serão fornecidos maiores detalhes sobre as iniciativas que estão sendo preparadas em Roma.

CONCLUSÕES
Aguarda-nos um grande desafio, durante este 50º aniversário, não tanto nos eventos a realizar quanto mais na renovação espiritual e apostólica que espera toda a União. Isto poderá realizar-se, se sempre mais estaremos empenhados em viver o substancial constitutivo da obra de São Vicente: a caridade. A caridade, compreendida como Amor de Deus difundido nos corações, derramado e testemunhado no amor aos irmãos, teria sido a “espiritualidade”, a “lei fundamental” que teria animado todos aqueles que fizeram parte da sua família. Para São Vicente tudo devia ser finalizado a ela para efetuá-la. Se olhamos para a Obra (difundida em mais de 40 Países dos cinco continentes) realizada até hoje através de um longo caminho de quase dois séculos, vemos que ela envolveu muitos sacerdotes e religiosos/as e leigos, entre os quais o carisma palotino gerou um amor radical para com os pobres e necessitados, um generoso empenho missionário “até aos confins da terra”, copiosos e admiráveis frutos de santidade. Mas, como queria S. Vicente, a vida da Igreja e do mundo podem ser reavivados na Fé e na Caridade por pessoas (religiosos e leigos) que percorrerão unidos a sua experiência de espírito na conversão e na vida cristã. (Cf. art. 17§1 do Estatuto Geral da União do Apostolado Católico, Roma 2008). O estar unidos, o estar em comunhão é um “algo mais” que nos exigido pela participação no carisma palotino respeito à nossa vida individual e durante este ano nos é oferecida a ocasião de vivê-lo com mais ímpeto , com mais tenacidade. Este “algo mais”, esta comunhão poderá realizar-se em nós somente através de uma particular disposição que é a sua condição essencial: viver propriamente aquele substancial constitutivo que São Vicente quis para a União: a caridade que se expressa no mandamento de Jesus “amai-vos como eu vos amei”. E na caridade podemos sempre renovar-nos todos, qualquer que seja a nossa proveniência, como em casa, por isso todos a podemos viver sempre, com a certeza de caminhar na estrada de São Vicente, como ele a viveu.
Roma, novembro 2011
A Comissão
“Família palotina em festa”

Nenhum comentário: