quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ninguém é maior do que João

Quinta-feira 3 semana do Advento (Lc 7, 24 – 30)

Ninguém é maior do que João – declara Jesus. Um grande homem foi aquele que preparou o caminho para Jesus. Mas preparar o caminho, e de modo especial no nosso coração – é um caminho de nossa própria grandeza. Saudade da grandeza é dada a cada homem. Cada pessoa, quando não planeja, pelo menos sonha, para conseguir alguma coisa fora do normal, para se tornar alguém. Esses desejos não são mal, eles nos mobilizam para fazer. Elas não são contrario a santidade, que chama as pessoas para o alto.
A Saudade da própria grandeza é o testemunho que o homem foi criado por Deus. Homem criado na imagem de Deus, é o mais perfeito da criação, deve representar a Pessoa de Deus no  mundo criado; é destinado para eterna existência. Sobre a grandeza dele fala o fato, que quando o homem caiu, o próprio Deus chegou para assumir a condição humana para elevar o homem à honra de ser filho de Deus.
A Semente da santidade está dentro de cada pessoa, só precisamos deixar que ela crescesse. Mas como fazer isso, as coisas que estamos fazendo para os olhos humanos são tão pequenas. Na verdade as pequenas são só as coisas que estamos fazendo para ganhar alguma coisa só para nós mesmos. Cada coisa que estamos fazendo deixando a nós próprios já é grande. Isso está mostrando Jesus, quando coloca para nós,  a pessoa de João Batista, ele deixou a sua vida para preparar o caminho para o Salvador e obra Dele. Não foi João que fez a obra de salvação – mas ele aproximou essa obra para humanidade.
Essa é a nossa tarefa. Quando em nossa vida procuremos no primeiro lugar a glória de Deus e o bem do próximo, quando não temos medo de sacrificar nossa vida, também esses pequenas obras fazemos de modo grande; por essas obras preparamos o caminho para Deus.
Cada Eucaristia lembra para nós o sacrifício de deixar a si mesmo, pelo qual Jesus preparou o caminho para nosso coração.
Pe. Artur

Nenhum comentário: