quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conforme prometera aos nossos pais

22 de dezembro (Lc 1, 46 – 56)

O Advento não é só o tempo de espera, mas também o tempo do cumprimento das promessas. Aquele que o mundo esta esperando, já é presente no ventre da Virgem Maria. Ela esta dando o testemunho a isso: conforme prometera aos nossos pais. Antes que a terra olha-se para o seu Salvador, nascido da mulher, essa mulher já sabe sobre Ele, sabe que Ele já é presente, e em seu hino magnífica esta dando testemunho disso.
Advento é tempo dos profetas, tempo de Isaías, tempo de João Batista. Também tempo de Maria, que hoje é conhecida como Rainha dos Profetas: doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada. Isso não é contra a humildade de Nossa Senhora: a humildade Dela toda glória dá para Deus. Maria em seu hino de glória a Deus, gloria Deus em si.
Magnificat não é uma profecia, mas também uma exaltação de alegria. O Salvador ainda não nasceu – mas Maria já canta o hino de agradecimento em plena alegria. Pode ser que seja a maior alegria da espera de um acontecimento alegre do que o próprio acontecimento. Por isso o Advento mesmo que tenha momentos de penitencia é também  um tempo de alegria e esperança.
Pe. Artur

Nenhum comentário: