sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Filho de Davi, filho de Abraão

17 de dezembro (Mt 1, 1 – 17)

Qual é o sentido contar tantos nomes da genealogia de Jesus? Entre os outros também esse para mostrar entre os Judeus como Messias, pois o Messias é descendente de Davi. Para nós esse testemunho já não é necessário.
Mas essa genealogia mostra também, que o Filho de Deus, o Messias e Salvador vindo ao mundo é um de nós, homem com ossos e sangue, igual a nós em tudo menos no pecado. Pela encarnação Deus deixou de ser alguma Idea; tornou se Deus pela concreta encarnação, percebido pelos nossos sentidos, fez- se real como meu pai, minha mãe, meu irmão; existia como homem nas mesmas circunstâncias como qualquer pessoa. Ele é verdadeiro homem por isso conhece perfeitamente como é a minha vida, meu trabalho, minhas esperanças, meus sofrimentos, ele sabe de tudo muito bem e por isso tornou- se mais próximo a mim.
Ainda mais, nessa grande coisa entre nós e Deus – Deus se torna homem, podemos falar que ele optou para o nosso lado. Claro que fez isso para elevar a pessoa humana ao pico. Com isso mostra que para elevar a pessoa até o pico primeiro precisa se descer para essa realidade na qual ele vive. O Filho de Deus fez isso e esse fato alimenta nossa confiança e esperança.
Pe. Artur

Nenhum comentário: