segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

X CONGRESSO NACIONAL DA DIVINA MISERICÓRDIA EM CURITIBA

Foi com grande expectativa e ao mesmo tempo com o coração tranqüilo em Deus, que segui para o X Congresso da Divina Misericórdia que aconteceu no Santuário Nacional da Divina Misericórdia em Curitiba entre os dias 25 e 27 de novembro de 2011. Lá chegando, encontrei  Pe. João Sopicki SAC, Maria Laura Sampaio e Maria Mirtes de Souza que haviam chegado em dias e horários diferentes: de ônibus, avião... e de moto!
O tema do Congresso remetia diretamente ao nosso querido papa João Paulo II: “É necessário o Amor Misericordioso de Deus”. Uma equipe nos dava as boas vindas e nos encaminhava para uma sala onde nossas malas ficariam guardadas, até que a noite fossemos conduzidos para nossos alojamentos. Este foi o primeiro sinal do muito que iríamos perceber por parte de uma equipe altamente organizada, mas nem por isso menos simpática, acolhedora e pronta atender nossas necessidades. Como ainda tinha um tempo sobrando fui conhecer as instalações do Santuário. A área física é grande, mas bem cuidada.  Lá encontrei uma estátua do Bem-Aventurado João Paulo II que com os braços abertos parecia dar as boas vindas aos quase 900 congressistas. A igreja que estava silenciosa e enfeitada com flores era um convite a oração de ação de graças por estar ali, e pelo que iria acontecer.
Pontualmente às 14h30 Pe. Leandro MIC iniciou com uma oração pedindo que fizéssemos a experiência da Misericórdia. É tempo de Misericórdia!  O Congresso estava começando!  Às 15h diante de Jesus Sacramentado rezamos o Terço da Misericórdia. Pe. Jonas MIC- fez a primeira palestra: “A Encíclica Rico em Misericórdia”.  O tema leva-nos a refletir sobre a vida e os carismas do Bem aventurado Papa João Paulo II. Seguimos com a oração das Vésperas, a santa Missa com o Bispo Dom Rafael. Um telão facilitava aos que estavam sentados mais distantes do palco.
Sábado dia de veneração a Nossa Senhora.  A imagem de N. Srª de Fátima permaneceu no altar enquanto rezávamos o terço Mariano e durante todo o dia. Pe. Ednilson MIC fez a segunda palestra: “É necessário o Amor Misericordioso de Deus”. Ele destaca três atitudes do Papa para experimentarmos o Amor Misericordioso: Expulsar o medo; Acolher a Misericórdia em nossa vida; Abandonar-se ao Amor Misericordioso de Deus. E também destacou as sete razões para que ele fosse intitulado o Papa da Misericórdia. O tema da terceira palestra foi: “Misericórdia Divina: limite à ação do mal”-Pe. Leandro MIC, diz que tem para nós uma notícia ruim: O mal existe! Mas em contrapartida tem uma muito boa: A Misericórdia de Deus venceu a morte!  Lembrou-nos também do poder do louvor! Na quarta palestra: O casal Eliana e Ricardo Sá, trabalhou o tema: “Família, torna-te aquilo que és.” É importante amar nossa família do jeito que ela é. Muitas vezes, aquilo que não encontramos nos nossos parentes mais próximos, é exatamente o que não temos e não damos, mas exigimos deles. Nas situações difíceis que se apresentam no nosso dia a dia precisamos fazer: “cara de benção”, brincou Eliana. Muitas vezes um sorriso sincero, e acolhedor quebram um mal, e as bênçãos vem!
Neste sábado o celebrante da Santa Missa, foi o Reitor do nosso Santuário da Divina Misericórdia/RJ Pe. Jan Sopicki SAC, que ao contar sua experiência pessoal com Pe. Miguel Sopocko, e com o Bem Aventurado João Paulo II despertou a admiração e atenção de todos. À noite fomos brindados com um momento de louvor e música com a Comunidade Shalom. Domingo dia 27. Quinta e ultima palestra. Ironi Spudaro: “A vocação e a missão do fiel leigo". Ele nos disse que quem vive à margem da Misericórdia, vira “marginal”. Ele nos fez refletir sobre as bem aventuranças do Evangelho de S. Mateus: “Bem aventurados os que comunicam a Misericórdia”. Esta é a vocação de todo batizado. Um momento de grande emoção foi quando os coordenadores de caravanas, e de grupos foram chamados ao altar para tocar e serem abençoados pelas relíquias do  Beato Papa João Paulo II, de Sta. Faustina, e do  Beato Padre Estanislau de Jesus Maria Papczyński, fundador da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição. E levar estas bênçãos para suas famílias e comunidades. Ao final de cada palestra havia o “momento cafezinho”. Tempo de descansar um pouco, ir à busca do vasto material, para evangelização e fazer fotos. E também apertar os laços de amizade que aos poucos iam-se fazendo entre os congressistas.
Ficamos bastante impressionados, com a eficácia do voluntários que trabalharam no Santuário. Ao recolher a louça usada, fazer e servir as grandes refeições (almoço e jantar), e os pequenos lanches! Tudo a tempo, e a hora! Eram sempre solícitos, simpáticos, e rápidos nas suas tarefas. Mesmo os  funcionários  que “pareciam” não dormir e não descansar, pois a qualquer hora estavam circulando pelo Santuário, eram extremamente gentis e atenciosos. E também não perdiam tempo, em evangelizar e lembrar que temos um Deus Misericordioso!  O Brasil estava representado de norte a sul! E também nossos irmãos Argentinos e Paraguaios. Terminado o Congresso, saímos de lá com uma certeza: Faz-se urgente proclamar a Misericórdia de Deus num mundo onde reina o desamor, egoísmo, falsos deuses ainda é tempo de se reconstruir uma nova sociedade, restaurar vidas, e famílias. A experiência deste Congresso vai nos ajudar na preparação do nosso Congresso em julho de 2012.
Marita Mauricio Conrado Veiga

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns pelo belíssimo testemunho do congresso nacional da Divina Misericórdia! senti-me motivada a ir no próximo! obrigada!
Abraço, Juliana